Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Divulgado resultado de seleção para Residência Pedagógica

Licenciatura

Divulgado resultado de seleção para Residência Pedagógica

Foram selecionados 24 acadêmicos do curso de Licenciatura em Química que desenvolverão atividades em escolas da rede pública de Coxim e Pedro Gomes.
por Osvaldo Sato publicado: 14/07/2020 08h32 última modificação: 14/07/2020 08h32

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou nessa segunda-feira, 13, o resultado preliminar do processo seletivo para bolsistas e voluntários no Programa Institucional de Residência Pedagógica. Participam do certame estudantes da licenciatura em Química oferecida no Campus Coxim.

Foram selecionados 24 acadêmicos, que irão desenvolver atividades da Residência Pedagógica em escolas da rede pública nos municípios de Coxim e Pedro Gomes.

O resultado final será divulgado no dia 29 de julho, após o período de recursos compreendido entre 14 e 24 de julho.

Os selecionados deverão cumprir as normas previstas na Portaria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nº 45/2018, além de desempenhar as atividades previstas no plano de trabalho.

Os bolsistas receberão R$ 400,00 mensais, por 18 meses. A concessão está condicionada à aprovação e liberação de cotas de bolsas pela Capes.

Residência Pedagógica – Busca promover a experiência de regência em sala de aula, em escolas públicas de educação básica, acompanhados por professores responsáveis.

Trata-se de um programa da Capes que incentiva a formação de docentes em nível superior para a educação básica, conduzindo o licenciando a exercitar a relação entre teoria e prática profissional, e promove a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Visa ainda fortalecer e ampliar a relação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas de educação básica para a formação inicial de professores.