Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > IFMS abre seleção de propostas para cursinhos comunitários

Extensão

IFMS abre seleção de propostas para cursinhos comunitários

Servidores dos dez campi podem submeter proposta para ação educativa voltada à comunidade externa.
por Cleyton Lutz publicado: 03/06/2020 14h28 última modificação: 03/06/2020 14h28

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta semana, na Central de Seleção, o edital de abertura do processo seletivo para propostas de cursinho comunitários com apoio financeiro

Por meio do edital, serão selecionadas atividades preparatórias para o acesso a escolas técnicas de nível médio e ao ensino superior, com foco no público externo ao Instituto. Os cursos poderão ser realizados de forma presencial ou online entre julho e dezembro de 2020, com carga horária de 8h a 179h. 

O recurso destinado ao edital é de R$ 10 mil, sendo o repasse feito aos coordenadores em parcela única de até mil reais por proposta. Será aceita apenas uma por campus do IFMS, em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

O auxílio financeiro será viabilizado via Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi) do IFMS.

Iniciativa – É a primeira vez que o processo seletivo é realizado em âmbito institucional em um edital específico, que busca favorecer o processo de ensino-aprendizagem, envolvendo a comunidade externa.

“Trata-se de uma atividade pensada com o objetivo de levar o Instituto a comunidade, divulgando nossos cursos, principalmente para os alunos do ensino fundamental. Também pretendemos oferecer suporte de fortalecimento das matrizes e competências para os estudantes do ensino médio que prestarão o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]”, explica o diretor de Extensão do IFMS, Geovano Chaves.

“Através dos cursinhos poderemos trabalhar em vários sentidos. Eles permitirão a difusão pedagógica, o reforço de conteúdos e o desenvolvimento das metodologias ativas de aprendizagem, com vistas a provas e processos seletivos para ingresso no ensino médio e superior”, complementa. 

Submissão – Pode ser feita entre 4 e 15 de junho por meio do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj).  A submissão deve ser feita pelo coordenador da proposta, que deve ser servidor do IFMS. Entre as condições para a habilitação da proposta estão:

  • Envolver diretamente a comunidade externa na caracterização do público-alvo;
  • Possuir como membro da equipe de execução no mínimo um estudante voluntário regularmente matriculado nos cursos técnicos de nível médio ou de ensino superior do Instituto;
  • Obedecer às diretrizes previstas no preenchimento da Unidade Geral e da Unidade de Origem;
  • Enquadrar-se em uma das áreas temáticas e em uma das linhas de extensão estabelecidas pela Política de Extensão do IFMS;
  • No caso do proponente ser servidor técnico-administrativo, envolver um ou mais docentes na equipe de execução;
  • Não possuir pendências de relatórios finais e prestações de contas de atividades realizadas em períodos anteriores.

O preenchimento dos itens relativos a proposta deve ser feito seguindo as orientações do edital de abertura. 

Avaliação – Será feita em duas etapas. A primeira consistirá na verificação das condições de habilitação e demais itens eliminatórios, com parecer emitido pela diretoria responsável pela Extensão na Unidade Geral na unidade geral. 

Já a segunda se baseará na análise do mérito da proposta, a partir da avaliação pelos critérios descritos no edital. A previsão é de que o resultado preliminar seja divulgado no dia 26 de junho. 

Apoio – O recurso destinado as propostas visa financiar itens como material de consumo e pagamento de serviço a pessoa jurídica, conforme anexos I, II e III da Portaria n° 448/2002, da Secretaria do Tesouro Nacional/Ministério da Fazenda, para subsidiar o desenvolvimento dos cursos.

Ao término das atividades, o coordenador deve ainda apresentar, por meio do Sigproj, o relatório final e a prestação de contas, conforme calendário estabelecido no processo seletivo.