Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Iniciado ano letivo em Jardim, Naviraí e Nova Andradina

Estudante

Iniciado ano letivo em Jardim, Naviraí e Nova Andradina

Atividades de recepção e ambientação dos calouros foram organizadas nos três campi. Nas outras unidades do IFMS, aulas tiveram início na semana passada.
por Juliana Aragão publicado: 10/02/2020 14h15 última modificação: 11/02/2020 06h45

Em Naviraí, recepção inclui gincana tecnológica e feira gastronômica – Fotos: Paula Cameschi

Os campi Jardim, Naviraí e Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) iniciaram o ano letivo nesta segunda-feira, 10. Atividades de recepção e ambientação aos calouros foram organizadas nas três unidades.

Em Jardim, os estudantes ingressantes são recepcionados com palestras e intervalo cultural e, durante a semana, participam de ações de integração.

Em Naviraí, estão previstas atividades como visitas monitoradas, apresentações culturais, jogos, exibição de filmes, gincana tecnológica e feira gastronômica.

Para os calouros de Nova Andradina foram organizadas visitas guiadas e gincana. O campus prevê ainda a Semana do Acolhimento, organizada para receber os novos residentes do alojamento estudantil. A programação inclui rodas de conversas, jogo de perguntas e respostas, tour pela unidade e confraternização.

Em Jardim, programação de ambientação inclui palestras e intervalo cultural – Fotos: Ricardo Zanella

Nos três campi, é transmitido um vídeo de boas-vindas gravado pela reitora do IFMS, Elaine Cassiano. Confira:

#ficaadica -  Ana Carolina Palhares, 16, no último semestre do curso técnico em Informática para Internet em Naviraí, tem uma série de dicas aos calouros. Uma delas é aproveitar ao máximo o que o IFMS tem a oferecer.

“Participem de projetos de extensão ou pesquisa, inclusive isso pode ajudar no trabalho de conclusão do curso”, sugere a veterana Ana Carolina.

“Comecem a se dedicar aos estudos desde o início e participem de projetos de extensão ou pesquisa, inclusive isso pode até ajudar no trabalho de conclusão do curso. É importante ter algo com o que se identifique no Instituto, você se sente mais adaptado e envolvido no lugar, e fica mais fácil interagir com as pessoas e com o ambiente”, comenta.

Jyullya Oliveira, 14, caloura no curso técnico em informática para Internet, conta que sempre quis estudar no IFMS e que neste primeiro dia de aula já percebeu que fez a escolha certa.

“Acredito que o IFMS irá me proporcionar muitas oportunidades, me preparando para o ensino superior. Percebi que os professores são realmente qualificados e irão me ajudar durante o meu percurso na instituição”, pontua.

Em Nova Andradina, calouros tiraram até foto para registrar o primeiro dia de aula – Foto: Campus Nova Andradina

Ano letivoNos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas, o  IFMS iniciou as aulas na última quinta-feira, 6.

Os dez campi realizaram planejamento para o retorno às aulas. A Semana Pedagógica contou com ações recreativas, apresentações, mesas-redondas, palestras, oficinas, reuniões e treinamentos.

Nos calendários acadêmicos 2020, estudantes, pais e servidores têm acesso a informações como os períodos de matrícula, início e fim de aulas em cada semestre e datas previstas para realização de eventos sistêmicos e locais, além de feriados, períodos de férias e recesso e sábados letivos.

O IFMS conta, atualmente, com com mais de 10 mil estudantes matriculados, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).

Além de cursos técnicos integrados ao ensino médio e da graduação, também são ofertadas cursos técnicos subsequentes, pós-graduação e qualificação profissional, nas modalidades presencial e a distância.