Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Rede Federal lança mapa com ações contra o coronavírus

Rede Federal lança mapa com ações contra o coronavírus

Painel reúne dados sobre produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e de álcool 70%, entre outras ações. IFMS tem iniciativas nos dez campi e reitoria.
por Juliana Aragão publicado: 02/06/2020 15h47 última modificação: 02/06/2020 18h25

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançou nessa segunda-feira, 1º, um painel que apresenta as ações realizadas no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

O Mapa Rede Federal no Enfrentamento à Covid-19 reúne dados de 38 Institutos Federais, inclusive do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet) e do Colégio Pedro II.

“Neste momento de pandemia, a Rede Federal segue se empenhando para contribuir com a sociedade, realizando as ações de ensino, pesquisa e extensão em conjunto com todos aqueles que necessitam", declarou o presidente do Conif, Jadir Pela.

Entre as iniciativas que aparecem na plataforma estão a produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e de álcool 70%, além do desenvolvimento de aplicativos, e doação de alimentos e de kits de higiene.

“Neste momento de pandemia, a Rede Federal segue se empenhando para contribuir com a sociedade, realizando as ações de ensino, pesquisa e extensão em conjunto com todos aqueles que necessitam, para amenizar os efeitos dessa crise", declarou o presidente do Conif, Jadir Pela.

A plataforma, proposta pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), foi elaborada pelos membros do Fórum de Gestores de Tecnologia da Informação (Forti).

IFMS contra o coronavírus - Desde março, os dez campi do IFMS realizam uma série de ações para o enfrentamento à pandemia de Covid-19. Entre as iniciativas estão a produção de EPIs, conserto de respiradores, produção de álcool 70%, criação de aplicativo voltado ao público de risco, entre outras.

“Toda a Rede Federal está mobilizada para ajudar. No IFMS, nossos campi colocaram a serviço da população o conhecimento de nossos pesquisadores e a capacidade de produção de nossos laboratórios para oferecer respostas rápidas para demandas da sociedade. A ciência e a inovação são fundamentais no combate ao coronavírus”, ressaltou a reitora Elaine Cassiano.

Nesses três meses, foram produzidas por meio de impressoras 3D - segundo a Diretoria de Empreendedorismo e Inovação do IFMS - cerca de 8 mil unidades de protetores faciais e peças para Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Uma das ações é voltada especificamente a profissionais de saúde que atuam em aldeias indígenas.

"No IFMS, nossos campi colocaram a serviço da população o conhecimento de nossos pesquisadores e a capacidade de produção de nossos laboratórios para oferecer respostas rápidas para demandas da sociedade”, ressaltou a reitora Elaine Cassiano.

A produção de EPIs e de peças para UTIs é coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), que disponibilizou um formulário online para solicitação de materiais de combate à pandemia.

Por meio de um acordo de cooperação com uma empresa da capital, o Campus Campo Grande tem realizado o conserto de respiradores. Nove aparelhos já foram recuperados, sendo que seis foram encaminhados ao Hospital Regional da capital e outros três para o município de Naviraí. Outros três respiradores consertados serão entregues nos próximos dias.

Em outra frente, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) destinou R$ 46,3 mil, por meio de edital, para projetos com foco no combate à Covid-19. As propostas selecionadas têm como público-alvo comunidades rurais, quilombolas, indígenas e em situação de vulnerabilidades social.

O IFMS também tem participado de editais para fomento de ações à prevenção ao novo coronavírus. Recentemente, um projeto submetido pelo Campus Campo Grande foi selecionado em edital do Conif e receberá R$ 27,8 mil para criar uma estação automatizada para a higienização das mãos.

Mais informações sobre as ações da instituição podem ser conferidas na página IFMS contra o coronavírus.