Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > IFMS é instituição do Centro-Oeste com mais trabalhos na Febrace 2021

Já é tradição!

IFMS é instituição do Centro-Oeste com mais trabalhos na Febrace 2021

Das 31 pesquisas da região, 15 são de estudantes e professores do IFMS. Feira científica da USP será realizada virtualmente em março
por Vinicius Vieira publicado: 25/02/2021 10h52 última modificação: 25/02/2021 10h52

Como em edições anteriores, estudantes e professores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) serão responsáveis pela maior parte dos trabalhos que o Centro-Oeste irá apresentar na edição 2021 da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

Serão 15 pesquisas dos campi Campo Grande (3), Coxim (3), Dourados (2), Jardim, Nova Andradina (2), Corumbá, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas no evento, organizado pela Universidade de São Paulo (USP). Neste ano, a edição será realizada virtualmente entre os dias 15 e 27 de março.

O número de trabalhos do IFMS responde por 48% das pesquisas de instituições públicas e privadas da região Centro-Oeste que integram a programação do evento. O IFMS é também responsável pela maior parte das 23 pesquisas que representam Mato Grosso do Sul na Febrace.

O diretor de Pesquisa do IFMS, professor Pablo Salomão ressalta que, mesmo com as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, houve aumento no número de trabalhos neste ano, que saltou de 13 para 15 em comparação a 2020.

"Garantimos a qualidade de nossas pesquisas mesmo com as adaptações realizadas, como o menor contato entre os orientadores e estudantes, a não possibilidade de utilização de laboratórios e equipamentos da instituição e alterações no planos de trabalho. Isso pode ser percebido como a consolidação do Programa de Iniciação Científica do IFMS", afirma o diretor.

Os projetos foram selecionados por meio das feiras regionais promovidas pelo IFMS, da Feira Estadual de Tecnologias, Engenharias e Ciências (Fetec/MS) e também por meio de inscrição direta de estudantes e professores junto à Febrace.

"Garantimos a qualidade de nossas pesquisas mesmo com o menor contato entre os orientadores e estudantes, a não possibilidade de utilização de laboratórios e equipamentos da instituição e alterações no planos de trabalho", afirma o diretor de Pesquisa do IFMS, Pablo Salomão.

A seleção se baseia no trabalho de subcomissões, avaliações e recomendações dos pré-avaliadores, a partir da proporção de projetos submetidos em cada categoria e da quantidade máxima de finalistas que podem ser selecionados por escola.

A relação completa dos finalistas está disponível no site da Febrace.

Febrace - Realizada desde 2003, visa estimular os jovens cientistas do país, incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, por meio do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.

A mostra de trabalhos tem foco na cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo, reunindo anualmente estudantes e professores do ensino fundamental (8° ou 9° ano), ensino médio e técnico.

Desde 2012, o IFMS já conquistou 98 prêmios em diversas categorias das edições da Febrace.

Pesquisas Febrace 2021

Campus Projeto Estudantes Orientador
Campo Grande   Da planta ao polímero: a produção de poliuretanas a partir de óleos vegetais do cerrado Nicole Peixoto Dourado de Azevedo Matheus Piazzalunga Neivock
Vitória Gonçalves Padilha
Desenvolvimento de alternativa de comunicação para pacientes com síndrome de encarceramento Caroline Carvalho Alves Lia Nara Balta Quinta
Desenvolvimento de um sistema de controle aplicado aos testes físicos Mateus de Almeida Macedo Angelo Cesar Lourenco (Orientador)
Fabrício César de Paula Ravagnani (coorientador)
Corumbá Resíduo descartado pela siderúrgica de Corumbá-MS como potencial para reaproveitamento na construção Civil Manoela da Silva Carvalho Robson Fleming Ribeiro (Orientador)
Felipe Fernandes de Oliveira (Coorientador)
Coxim   Conversando com rótulos dos alimentos: chatbot para educação alimentar e nutricional Lucas de Britto Vieira Felicia Megumi Ito (orientadora)
João Pedro de Araújo Duarte Edilson Soares de Palma (Coorientador)
Desenvolvimento de um desidratador de alimentos de baixo custo automatizado com o microcontrolador ESP 32 e aplicação Web Douglas Jose Soares Souza Hugo Eduardo Pimentel Motta Siscar (Orientador)
Guilherme Araújo Brandao Gustavo Yoshio Maruyama (Coorientador)
Heloiza Matos de Oliveira
Desenvolvimento de uma armadilha luminosa utilizando energia solar para captura de pragas agrícolas em Lavouras de soja Gerson Pereira Neto Ramon Santos De Minas
Dourados   Guaruak: uma aplicação web para tradução de línguas indígenas Andressa Camargo Rocha Kristiane Vicelli (Orientadora)
Isaias Valerio Avila Evandro Luís Souza Falleiros (Coorientador)
Libni Alvarenga Vasques
Módulo de sobrevivência autossustentável Maria Eduarda Rodrigues Borges Karina Kristiane Vicelli (Orientadora)
Lívia Duarte Pasquim Thiago Américo Dinizz Rodrigues (Coorientador)
Jardim Detecção de doenças e desfolha de soja utilizando redes neurais convolucionais Luiz Gustavo Sabadim Spolon Junqueira Patrik Olã Bressan
Pedro Henrique Marques de Labio
Naviraí A automação em instituições: uma abordagem sobre o controle de acesso de ambientes escolares por meio de biometria apoiada por inteligência artificial Leandro Madeira de Oliveira Maximilian Jaderson de Melo
Andrieli Camargo Antoniassi
Nova Andradina   Uso de dispositivo de baixo custo para obtenção de dados de condutividade elétrica Emily Miskiw Grazieli Suszek (Orientadora)
Wesley Tessaro Andrade (Coorientador)
Vale serviços – uma aplicação de busca de prestação de serviços domésticos para a região do Vale do Ivinhema - MS João Vitor Ribeiro Lima Fernando Cesar Balbino (Orientador)
Caroline dos Santos Oliveira Yasmine Braga Theodoro (Coorientadora)
Ponta Porã Ative-se: site com diretrizes sobre metodologias ativas, um facilitador entre estudantes e professores Victória Helen Caetano Ribeiro de Oliveira Marlom Marsal Marques
Três Lagoas Sistema de rastreamento solar utilizando sistema de posicionamento global Sarah Monique Nunes Domingos Dias Diogo Ramalho de Oliveira
Thaina Rodrigues Diez da Paz