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IFMS publica relatório de autoavaliação 2020

Elaborado na versão integral, documento faz a análise dos processos de autoavaliação do triênio 2018-2020 e traz um plano de melhorias
por Juliana Aragão publicado: 09/04/2021 11h08 última modificação: 12/04/2021 07h22

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou, nesta semana, o Relatório Integral de Autoavaliação - Ano base 2020 (Triênio 2018-2020). O documento está disponibilizado na página da Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pelo processo de autoavaliação da instituição.

Elaborado na versão integral - prevista na Nota Técnica nº 65, da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) -, o relatório traz o resultado da autoavaliação institucional realizada em 2020, mas também uma análise dos processos dos anos de 2019 e 2018, bem como um plano de melhorias para o IFMS.

"Destaco o empenho de todos que assumiram o compromisso com a Autoavaliação Institucional e com a construção deste relatório, elaborado de forma democrática e colaborativa", destaca Lora Bertolucci, presidente da CPA Central.

A presidente da CPA Central, Lora Bertolucci, ressalta a importância do trabalho conjunto para a elaboração do relatório.

"Destaco o empenho das comissões locais, gestores dos campi, diretorias sistêmicas, coordenadores de cursos e servidores voluntários ao assumirem o compromisso com a Autoavaliação Institucional e com a construção deste relatório, elaborado de forma democrática e colaborativa, o que fortalece as relações de cooperação entre os segmentos que compõem o IFMS".

A reitora, Elaine Cassiano, lembra que embora a autoavaliação seja realizada com os estudantes da graduação, conforme orienta os Sinaes, a instituição como um todo ganha.

“Ao ouvirmos a comunidade, conseguimos nortear nossas ações para a melhora constante dos processos de ensino e aprendizagem, além de toda a infraestrutura para isso. Também é possível aperfeiçoar a eficácia dos setores, que recebem um feedback de suas ações de forma segura e organizada”, comenta.

Elaine complementa ao afirmar que a autoavaliação permite um olhar analítico sobre o trabalho desenvolvido.

“O relatório ajuda a identificar o que é necessário implementar e o que está em dissonância com as necessidades da comunidade. É importante que todos tomem conhecimento e se apropriem dos resultados”, ressalta a reitora do IFMS, Elaine Cassiano. 

“O relatório ajuda a identificar em nossos projetos pedagógicos, por exemplo, o que é necessário implementar e o que está em dissonância com as necessidades da comunidade. É importante que estudantes, servidores e gestores tomem conhecimento e se apropriem dos resultados”. 

Realizado anualmente, o processo de autoavaliação institucional está previsto na Lei nº 10.861/2004, que criou o Sistema de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e consiste na aplicação de questionários online junto a estudantes, docentes e técnicos-administrativos do IFMS.

Além de publicados no site institucional, os relatórios de autoavaliação são encaminhados ao Ministério da Educação (MEC).

Autoavaliação 2020 - Realizada entre 16 de novembro e 9 de dezembro, a autoavaliação 2020 contou com a participação de 1.541 respondentes, entre estudantes dos cursos de graduação, docentes e técnicos administrativos. O número corresponde a 46% do total esperado, e é maior do que o registrado no ano anterior, quando 23% do público-alvo participou.

De acordo com as respostas obtidas, a CPA recomenda uma série de ações para a melhoria das atividades acadêmicas e da gestão da instituição em 2021. O quadro 28 (pág. 70) do relatório integral traz as recomendações de acordo com os cinco eixos e dez dimensões previstos no Sinaes:

Eixo Ações de melhoria recomendadas para 2021
Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional Ampliar as estratégias de sensibilização, sobretudo, com maior participação das gestões e das coordenações de cursos de graduação
Continuar com as ações de sensibilização e divulgação dos resultados da Autoavaliação
Eixo 2: Desenvolvimento Institucional Continuar com o acompanhamento das ações contidas no instrumento do Eixo 2, com vistas à manutenção da boa avaliação e à criação de possibilidades para que o IFMS cumpra a visão de excelência prevista no PDI
Eixo 3: Políticas Acadêmicas Diversificar, intensificar e desenvolver ações de divulgação de parcerias da internacionalização voltadas aos acadêmicos dos cursos de graduação, com a participação das coordenações de curso/eixo
Desenvolver planejamento com vistas à ampliação da promoção do acesso à “Ouvidoria (Fala BR)”, à “Comissão de Ética” e à “Divulgação do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)”
Desenvolver ações para maior divulgação do Pemin e incentivo à participação dos docentes.
Planejar e desenvolver a promoção de ações visando divulgar os “eventos, cursos e projetos de extensão”, “as Políticas de Ensino” e “os editais de pesquisa”
Incentivar a participação da comunidade acadêmica nas atividades de extensão
Eixo 4: Políticas de Gestão Avaliar o uso do investimento e planejar o acompanhamento do retorno às atividades institucionais. Recomenda-se, também, “...mapear/identificar a real necessidade de capacitação e direcionar os recursos para tal fim”
Analisar os resultados da Autoavaliação relacionados à “Assessoria de Comunicação Social (Ascom)”, “Pró-Reitoria de Extensão (Proex)” e “Diretoria Executiva da Reitoria (Diret)", com vistas à reflexão e ressignificação da gestão
Eixo 5: Infraestrutura* Avaliar a infraestrutura do “Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle)”, visando aprimorar o sistema

* Devido à adoção de atividades remotas no IFMS, em virtude da pandemia de covid-19, as questões do processo de autoavaliação 2020 eram relacionadas à infraestrutura do ambiente virtual e não física.

"O Plano de Ações de Melhorias possibilita aos gestores reflexões e possíveis tomadas de decisões em prol da qualidade da educação oferecida pelo IFMS com base na missão, visão e valores da instituição. Cabe, sobretudo, aos respondentes da autoavaliação, acompanhar as ações a curto, médio ou longo prazos desenvolvidas pelo Instituto", ressalta Lora.

"O Plano de Melhorias possibilita aos gestores reflexões e tomadas de decisões em prol da qualidade da educação oferecida pelo IFMS. Cabe aos respondentes da autoavaliação acompanhar as ações desenvolvidas pelo Instituto", ressalta Lora.

No ano passado, pela primeira vez, a CPA realizou o processo de reformulação dos instrumentos de autoavaliação, que são os questionários segmentados por público. A consulta foi realizada em setembro.

Anos anteriores - O relatório integral traz ainda, no quadro 29 (pág. 71), resultados e recomendações das autoavaliações realizadas nos anos de 2019 e 2018. Também dividido por eixo, o quadro disponibiliza informações sobre ações de melhoria já realizadas ou em andamento.

No Eixo 1 - Planejamento e Avaliação Institucional, uma das recomendações era criar uma estratégia mais eficaz de divulgação periódica dos resultados da avaliação institucional.

"Visando ao cumprimento dessa recomendação, a CPA, em parceria com a Ascom [Assessoria de Comunicação Social], criou a página da Autoavaliação no site do IFMS e publicou a síntese do resultado da Autoavaliação de 2020 e do respectivo relatório, que também foi apresentado à gestão máxima e à comunidade acadêmica. Os resultados foram divulgados ainda nos canais oficiais de comunicação da instituição", explicou Lora.

Todas as ações podem ser consultadas no quadro 11 do relatório integral (pág. 48). 

Nos campi, as CPAs ampliaram as ações por meio da realização de reuniões com os segmentos de respondentes em conjunto com os gestores e coordenações de cursos.

CPA – Criada em 2013, a Comissão Própria de Avaliação é formada por servidores que representam os dez campi e a reitoria do IFMS, além da presidência. Há também representantes locais nos campi. As composições e os contatos estão disponíveis na página da CPA

Uma das suas funções da comissão é conduzir os processos de avaliação institucional. Os relatórios são usados para credenciamento, recredenciamento da instituição de ensino superior, reconhecimento e renovação de cursos.

Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito pelo e-mail .

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