Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Projetos do IFMS são premiados na edição 2021 da Mostratec

Pesquisa

Projetos do IFMS são premiados na edição 2021 da Mostratec

Evento nacional foi realizado em formato virtual. Pesquisas foram desenvolvidas nos campi Campo Grande e Três Lagoas
por Osvaldo Sato publicado: 24/11/2021 17h21 última modificação: 25/11/2021 14h18

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) participou na última semana de outubro da edição 2021 da Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, considerada uma das maiores do segmento no país, tendo como objetivo apresentar projetos de pesquisa científica e tecnológica em diversas áreas do conhecimento.

O evento foi realizado de maneira virtual e a transmissão de encerramento e premiação ocorreu no dia 30 de outubro. Dos projetos do Instituto Federal que foram finalistas do evento, dois foram premiados, com um segundo lugar em "Educação e Humanidades"; e a terceira colocação em "Ciências Exatas e da Terra  Computação".

“Os projetos premiados em eventos nacionais como a Mostratec são resultado do trabalho dos professores orientadores, somado ao empenho dos nossos estudantes, e fortalecem a manutenção das atividades de iniciação e divulgação científica em nossa instituição”, destaca o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFMS, Felipe Fernandes.

Evento virtual foi encerrado no dia 30 de outubro - Foto: Divulgação/Youtube

Projetos – O ”NuAR: Entre narrativas e ilustrações e as grandes histórias de mulheres que fizeram tecnologia pelo mundo” é um projeto desenvolvido no Campus Campo Grande, com orientação das professoras Claudia Fernandes e Marta Luzzi.

Participam dele as estudantes Ariadne Nicoly Mori de Paula e Bianca Fernandes Ribas, do curso Técnico em Informática. A pesquisa conquistou o segundo lugar em "Educação e Humanidades". O objetivo do trabalho foi reunir, em uma obra literária, histórias de mulheres da área tecnológica que pudessem influenciar positivamente os jovens em aspectos interdisciplinares, como criatividade e inovação.

“Acredito que esta temática seja muito importante, pois é trabalhado o incentivo para que cada vez mais meninas e mulheres sigam carreira e ocupem espaços nas área tecnológica e científica”, explica Ariadne. 

“Trabalhar no livro 'Heroínas Ocultas: histórias nunca contadas' foi desafiador mas gratificante, porque todas as alunas e professoras do grupo CTRL Femme deram seu melhor e colaboraram para que o resultado fosse um trabalho criativo e relevante para todo o público”, complementa.

Ela informa ainda que o livro, resultado do trabalho, deve ser publicado em breve, em formato e-book. Para maiores informações é possível acompanhar a página do NuAR no Instagram.

Além da segunda colocação em sua área de conhecimento, o projeto recebeu ainda uma credencial para participar da próxima edição da Isef (International Science and Engineering Fair/Feira Internacional de Ciências e Engenharia), realizada nos EUA.

A estudante Ariadne de Paula, do Campus Campo Grande do IFMS - Foto: Divulgação/Youtube

Já o segundo projeto do IFMS premiado na Mostratec é do Campus Três Lagoas. “Stims: Aplicativo para Auxiliar Familiares no Tratamento do TEA” foi desenvolvido pela estudante Gabriela Mira dos Santos Martins e orientado pelo professor Douglas Francisquini Toledo.

O projeto ficou com a terceira posição em "Ciências Exatas e da Terra – Computação" e recebeu ainda uma credencial para participação na Feira Nacional de Ciência e Tecnologia do Colégio Dante Alighieri (Fenadante), prevista para ocorrer em São Paulo/SP.

A estudante Gabriela dos Santos, do Campus Três Lagoas - Foto: Divulgação/Youtube

Mostratec – Segundo a organização do evento, a edição 2021 contou com a participação de 752 projetos de todas as unidades federativas do país e também do exterior. Também foram realizados eventos integrados, como seminário de educação profissional, robótica educacional e atividades culturais.

Realizada anualmente em Novo Hamburgo/RS, desde 2009, as últimas duas edições foram virtuais, devido a pandemia do novo coronavírus. Mais informações estão disponíveis na página do evento

* Atualizada em 25/11 às 13h18 para acréscimo de informações.