Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Seminário de Educação Profissional será realizado em abril

ProfEPT

Seminário de Educação Profissional será realizado em abril

Em formato virtual, terceira edição do evento terá apresentação de trabalhos, palestras e rodas de conversa. Interessados já podem se inscrever
por Juliana Aragão publicado: 24/03/2021 12h45 última modificação: 12/04/2021 10h27

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza, nos dias 12 e 13 de abril, o III Seminário de Educação Profissional e Tecnológica. O evento, que este ano será virtual, marca o início das atividades da terceira turma do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) ofertado pelo Campus Campo Grande.

A programação do seminário, que será transmitido ao vivo pelo canal do campus no Youtube, inclui apresentações de trabalhos, palestras e rodas de conversa. Todas as atividades são gratuitas.

"Com o seminário realizado em formato virtual, a turma 2021 será recepcionada com palestras e apresentações de discentes e egressos. Convidamos toda a comunidade para se inscrever e participar", ressalta Dante Alighieri de Mello, coordenador do mestrado profissional.

O coordenador acadêmico local do mestrado profissional, Dante Alighieri de Mello, destaca que a realização da terceira edição do seminário é motivo de comemoração, porque mesmo no contexto da pandemia foi possível garantir o ingresso seguro de mais uma turma do ProfEPT.

"Graças à possibilidade do seminário ser realizado no formato virtual a turma 2021 será recepcionada com palestras, apresentações de discentes e egressos do mestrado e da especialização em Docência, além de informações para desenvolvimento dos acadêmicos no curso".

O evento é destinado a estudantes de graduação, pós-graduação, docentes, servidores de instituições de ensino técnico e superior, bem como a pesquisadores e demais interessados na educação profissional e tecnológica.

Os interessados em receber certificado de participação devem se inscrever na página do seminário. Inicialmente, é preciso clicar em 'Registre-se' para fazer o cadastro. Uma vez cadastrado, basta fazer a inscrição na atividade de interesse.

Aquele que participar de todas as atividades do evento, comprovadas por meio de listas de presença online e atividades a distância, poderá receber certificação de 20 horas.

Programação - A abertura do evento será transmitida a partir das 8 horas do dia 12 de abril. Em seguida, a professora Maria Adélia da Costa, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG), ministra a palestra "A pós-graduação no Brasil sob o olhar da Capes - Mestrado Profissional e avaliação da Capes: indicativos de sucesso".

Na transmissão ao vivo do período da tarde, mestres que ingressaram no ProfEPT em 2018 apresentam os produtos educacionais que desenvolveram e as respectivas dissertações. Na sequência, ingressantes da turma de 2021 e professores da pós-graduação participam de uma roda de conversa.

No dia 13 de abril, no período da manhã, o coordenador acadêmico local do mestrado profissional fala sobre "Práticas, Cronograma e Regulamento do ProfEPT no IFMS". Em seguida, mestrandos que ingressaram em 2019 apresentam propostas de produtos educacionais e resultados preliminares dos trabalhos.

A programação da tarde começa com a mesa-redonda "A compreensão das bases históricas, filosóficas e epistemológicas da formação profissional e tecnológica para a continuidade do sucesso dos institutos federais como política pública", com os professores Azenaide Abreu Soares Vieira, André Luiz da Motta Silva e Anderson Martins Corrêa.

Na sequência, a psicóloga do IFMS, Cíntia Raulino, ministra a palestra "A saúde dos estudantes da pós-graduação em tempos de pandemia". A partir das 17h30, estudantes da especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica apresentam as pesquisas realizadas.

Mestrado Profissional - A primeira pós-graduação stricto sensu do IFMS começou a ser ofertada em 2018.

O curso tem vagas destinadas a servidores do IFMS e ao público externo. Recentemente, foi divulgada a lista dos aprovados para ingresso em 2021. As matrículas devem ser feitas nos dias 29 e 30 de março.

Sob a coordenação do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), o mestrado profissional é oferecido por instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O curso visa tanto a produção de conhecimento quanto o desenvolvimento de produtos educacionais voltados ao ensino da educação profissional e tecnológica.

Mais informações estão disponíveis na página do curso.

--

Errata: A matéria foi alterada às 13h30 para correção da data de matrícula, que será nos dias 29 e 30 de março. O texto anterior mencionava que as matrículas poderiam ser feitas até 1º de abril.