Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Aberto novo curso livre sobre desenvolvimento de jogos 2D

Ensino a distância

Aberto novo curso livre sobre desenvolvimento de jogos 2D

Curso básico possui carga horária de 40 horas. Atividades são realizadas totalmente online, sem tutoria
por Cleyton Lutz publicado: 11/04/2022 13h41 última modificação: 11/04/2022 13h41

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com um novo curso livre aberto. Com carga horária de 40 horas, "Desenvolvimento de Jogos 2D com Unity" é realizado a distância e sem tutoria.

Ou seja, as atividades podem ser cumpridas pelo participante de acordo com sua conveniência, seja por meio de computadores ou dispositivos móveis. 

“O estudante poderá instalar, configurar, importar imagens e criar scripts para o desenvolvimento de jogos. O foco do curso, por ser de natureza introdutória, são os jogos 2D”, explica o docente Rafael Françozo.

Através do programa Unity, utilizado para o desenvolvimento de jogos, o objetivo é capacitar o aluno, com ênfase na computação gráfica em duas dimensões (2D), para plataformas variadas, como computador, consoles e dispositivos móveis. 

Voltado àqueles que tenham interesse em aprender sobre conceitos, ferramentas e práticas do desenvolvimento de jogos, o curso possui caráter básico. 

“O estudante poderá instalar, configurar, importar imagens e criar scripts para o desenvolvimento de jogos utilizando essa game engine [motor de jogo]. Os conhecimentos se aplicam tanto para 2D quanto 3D, mas o foco desse curso, por ser de natureza introdutória, são os jogos 2D mesmo”, explica o docente de Informática do Campus Corumbá, Rafael Françozo, criador do curso. 

Entre os conteúdos abordados estão:

  • história e conceitos de jogos eletrônicos;
  • download e instalação do Unity;
  • acesso e uso da Unity Asset Store;
  • controle de jogos com componentes físicos; codificação com scripts em C#;
  • animações;
  • projeto de jogo estilo Shoot UP.

2D - O professor destaca que os jogos em duas dimensões recuperaram espaço com o avanço dos smartphones. Alguns clássicos do mundo dos jogos eletrônicos – como Super Mario World, PacMan, Sonic CD, Flappy Bird e Among US – foram criados com tecnologia 2D.

Ela também permite o desenvolvimento de outros jogos como dominó, dama, xadrez e baralho. 

“A ideia é de que os participantes possam usar vários recursos envolvendo simulações físicas, efeitos e animações para a construção de jogos multiplataforma. Também serão disponibilizadas sugestões de continuação de estudos envolvem algoritmos, programação em C#, design gráfico, etc”, aponta Françozo. 

Inscrição - O interessado pode acessar a plataforma de cursos livres do IFMS e fazer a inscrição. Caso seja o primeiro curso, é necessário criar uma conta previamente. Tudo de maneira gratuita. 

Para ter direito a certificado, o cursista deve concluir as atividades até 30 de junho. Já o prazo mínimo para obtenção do certificado é de oito dias após a inscrição. 

Além de “Desenvolvimento de Jogos 2D com Unity”, o Instituto Federal oferta ainda outros 18 cursos livres nas mais diversas áreas, disponibilizados pelo Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cread) da instituição. 

Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail .