Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Consulta a Instrumentos de Autoavaliação vai até sexta

Participação Social

Consulta a Instrumentos de Autoavaliação vai até sexta

Podem ser feitas sugestões de alteração nos questionários aplicados anualmente nos processos de autoavaliação da instituição
por Vinicius Vieira publicado: 27/06/2022 15h41 última modificação: 27/06/2022 15h41

Termina na próxima sexta-feira, 1º de julho, a consulta pública aos Instrumentos de Autoavaliação Institucional do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Os questionários são aplicados todos os anos aos estudantes, docentes e técnicos-administrativos.

Os interessados devem participar pelo i-Cidadania, espaço virtual destinado à participação social no IFMS.

Para participar, é preciso preencher o formulário eletrônico com o número do CPF. Em seguida, inserir nome completo, e-mail, município em que reside e perfil (estudante, servidor ou comunidade externa).

O próximo passo é escolher o Instrumento de Avaliação Institucional que pretende apreciar – estudante, docente ou técnico-administrativo –, e indicar o número da página e da questão que deseja alterar.

O participante pode 'Adicionar item', 'Alterar item' ou 'Remover item', sendo que o item é referente a cada questão do questionário que está sendo apreciado.

As sugestões precisam ter justificativa, que deve ser redigida de forma clara, objetiva e com, no máximo, 3.000 caracteres.

A íntegra das regras de participação estão disponíveis no Regulamento da Consulta Pública aos Instrumentos de Autoavaliação Institucional.

Eixos a serem avaliados - Os Instrumentos de Autoavaliação Institucional devem ter como base os cinco eixos e as dez dimensões previstas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861/2004.

Em 2022, serão avaliados apenas os eixos 3 e 5. Por isso, na consulta pública é importante que o participante fique atento às seguintes questões:

3º Eixo - Políticas Acadêmicas: analisa os elementos das políticas acadêmicas e correspondentes a ações relacionadas ao ensino, pesquisa e inovação, extensão, comunicação, políticas de atendimento estudantil e acompanhamento dos egressos;

5º Eixo - Infraestrutura Física: analisa as condições dos dez campi do IFMS, os termos de infraestrutura, para alavancar o desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Os demais eixos do Sinaes são relacionados aos temas Planejamento e Avaliação (1º), Desenvolvimento Institucional (2º) e Políticas de Gestão (4º). A primeira consulta aos Instrumentos de Autoavaliação foi realizada em 2020

Em caso de dúvidas, o contato com a CPA Central deve ser feito pelo e-mail cpa.central@ifms.edu.br.

Mais informações sobre o assunto estão disponíveis na página da CPA.