Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Docente e empresário são homenageados pelo IFMS

Educação Superior

Docente e empresário são homenageados pelo IFMS

Cerimônia realizada na Assembleia Legislativa também contou com posse da nova diretoria do Conselho de Reitores do MS
por Laura Silveira publicado: 22/11/2022 12h50 última modificação: 22/11/2022 13h02
  • IFMS escolheu homenagear neste ano empresário e professor - Foto: Laura Silveira

  • Comenda Pedro Pedrossian foi entregue a Célio de Andrade, que é um parceiro da instituição - Foto: Laura Silveira

  • O professor Élcio dos Santos foi homenageado com a Medalha Darcy Ribeiro - Foto: Laura Silveira

  • As honrarias homenageiam quem contribui para a valorização do ensino superior sul-mato-grossense - Foto: Laura Silveira

  • Diretores do Campus Nova Andradina estiveram presentes na cerimônia - Foto: Laura Silveira

  • A solenidade foi promovida na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul - Foto: Laura Silveira

Na manhã dessa segunda-feira, 21, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foi uma das instituições participantes da sessão solene de entrega da Medalha Darcy Ribeiro e da Comenda Pedro Pedrossian, promovida pela Assembleia Legislativa do Estado.

"Todo reconhecimento é motivado por uma ação que você fez. Torço para que minhas ações possam ter servido para alguém melhorar na vida. A educação é a luz que acende depois de um blecaute", aponta o empresário Célio de Andrade, parceiro do IFMS e homenageado no evento.

As honrarias, instituídas pela Resolução 19/2018, homenageiam aqueles que contribuíram para a valorização e o engrandecimento do ensino superior sul-mato-grossense. A cerimônia faz alusão ao Dia Estadual da Educação Superior, comemorado em 21 de agosto, data implantada por meio da Lei Estadual n° 5.040/2017.

Um dos indicados pelo Instituto Federal para receber a homenagem foi o empresário e veterinário Célio de Andrade, que é um parceiro atuante na área da pesquisa aplicada.

"Todo reconhecimento é motivado por uma ação que você fez. Torço para que minhas ações possam ter servido para alguém melhorar na vida. A educação é a luz que acende depois de um blecaute. O aprendizado é uma escola que tem começo, mas não tem fim, a vida inteira você aprende. E tudo que você aprendeu de bom, se tiver condição de passar para outras pessoas, você está fazendo seu dever de ajudar a melhorar as gerações futuras", afirmou o homenageado com a Comenda Pedro Pedrossian.

Além dele, recebeu a Medalha Darcy Ribeiro o professor Élcio dos Santos, que atua no Campus Nova Andradina. Ele foi escolhido por ser o docente da instituição com o maior número de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas.

"É muito gratificante receber a homenagem. Acredito que seja, principalmente, por conta das ações que desenvolvemos de pesquisa e extensão. Hoje somos o campus com maior número de projetos", aponta o professor Élcio dos Santos, que recebeu a Medalha Darcy Ribeiro.

"É muito gratificante receber a homenagem. Acredito que seja, principalmente, por conta das ações que desenvolvemos de pesquisa e extensão. Hoje somos o campus com maior número de projetos. A gestão promove um ambiente de cooperação e incentiva que a gente fomente isso junto aos estudantes", ressaltou o homenageado.

O docente desenvolve pesquisas na área de Agrárias, mais especificamente sobre solos e nutrição de plantas.

"A gente trabalha pensando nos estudantes e na própria instituição. Eu sou aqui de Mato Grosso do Sul, então sempre tive essa vontade de voltar para o meu Estado e promover esse crescimento", finalizou.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa, com a presença, na mesa de autoridades, do governador Reinaldo Azambuja, do deputado federal Luis Ovando, da reitora do IFMS, Elaine Cassiano, e dos demais membros do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS).

Além da reitora, representaram o IFMS no evento os pró-reitores de Ensino, Claudia Fernandes, de Extensão, Danilo Teles, e de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Felipe Oliveira, além do diretor-geral e da diretora de Ensino do Campus Nova Andradina, Claudio Sanavria e Debora Ocon, respectivamente.

No ano passado, os homenageados pela instituição foram o docente do Campus Naviraí, Guilherme Torsoni, e o prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro.

  • A mesa de autoridades contou com os reitores membros do Crie-MS - Foto: Laura Silveira

  • A reitora do IFMS, Elaine Cassiano, discursou sobre o fim do seu biênio como presidente do Conselho - Foto: Laura Silveira

  • Na cerimônia, o reitor da UEMS, Laércio Carvalho, tomou posse como novo presidente do Crie - Foto: Laura Silveira

  • O reitor da UFGD, Jones Dari Goettert, é agora vice-presidente do Colegiado - Foto: Laura Silveira

  • O governador Reinaldo Azambuja esteve presente na solenidade - Foto: Laura Silveira

  • A cerimônia também contou com homenagens aos reitores presentes - Foto: Laura Silveira

Conselho de Reitores – Durante a cerimônia também ocorreu a posse da nova diretoria do CRIE-MS, do qual a reitora do Instituto Federal, Elaine Cassiano, esteve à frente no biênio 2021-2022.

"Estou aqui como a primeiro mulher a presidir o Crie-MS. Foram muitos desafios, mas conseguimos enfrentar juntos, pois sabíamos que, independentemente do cenário mundial, a educação deve ser sempre a prioridade de uma nação para uma sociedade desenvolvida",  ressaltou a reitora do IFMS, Elaine Cassiano.

Ela passou a presidência do Conselho para Laércio Carvalho, reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Jones Dari Goettert, também tomou posse como vice-presidente.

"Estou aqui como a primeiro mulher a presidir o CRIE-MS, um colegiado seleto que reúne as maiores e mais importantes instituições de ensino superior do estado. E é justamente na diversidade de perspectivas sobre a educação que o Conselho firma seu pioneirismo em âmbito nacional. Foram muitos desafios, mas conseguimos enfrentar juntos, pois sabíamos que, independentemente do cenário mundial, a educação deve ser sempre a prioridade de uma nação para uma sociedade desenvolvida", destacou Elaine em seu discurso.

Entre as principais ações desenvolvidas enquanto Elaine esteve presidindo o Colegiado estão o convênio firmado com o governo do Estado, em agosto de 2021, no valor de R$ 11,8 milhões, para a execução do "Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul".

Já neste ano foi entregue aos candidatos ao governo do Estado um documento em que compila demandas relacionadas à Educação, com objetivo de que sejam inseridas em seus respectivos planos de governo.

A gravação completa da cerimônia está disponibilizada no canal da Assembleia Legislativa no YouTube.

registrado em: , ,