Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Estudantes retornam às aulas para 2º semestre letivo

Institucional

Estudantes retornam às aulas para 2º semestre letivo

Volta às aulas acontece em todos os campi do IFMS, com atividades de recepção e ambientação dos estudantes
por Laura Silveira publicado: 25/07/2022 13h25 última modificação: 15/08/2022 11h22
  • Registro do início do semestre no Campus Naviraí - Foto: Alisson Dagher

  • Registro do início do semestre no Campus Naviraí - Foto: Alisson Dagher

  • Registro do início do semestre no Campus Naviraí - Foto: Alisson Dagher

  • Em Naviraí, gincanas foram realizadas a fim de promover a integração dos estudantes - Foto: Alisson Dagher

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) inicia nesta segunda-feira, 25, as atividades do segundo semestre letivo, nos dez campi localizados em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Estão previstas atividades de recepção e ambientação dos estudantes, sob responsabilidade de cada unidade da instituição.

Os calendários acadêmicos 2022 dos campi foram disponibilizados no início do ano e estão disponíveis para consulta na página Calendários.

Para este segundo semestre, entre os eventos institucionais sistêmicos previstos, estão os Jogos do IFMS (JIFMS), em setembro, a ser realizado pela primeira vez em Coxim; a Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) e suas respectivas feiras científicas, e o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict), todos no mês de outubro.

Em novembro, será promovida a edição 2022 do Festival de Arte e Cultura.

Além desses, cada unidade do IFMS promove ao longo dos meses outras iniciativas locais de cunho pedagógico, científico e extensionista. 

O encerramento das atividades do segundo semestre letivo deve ocorrer em 21 de dezembro.

  • Registro do início do semestre no Campus Corumbá - Foto: Campus Corumbá

  • Registro do início do semestre no Campus Corumbá - Foto: Campus Corumbá

  • Registro do início do semestre no Campus Dourados - Foto: Campus Dourados

  • Registro do início do semestre no Campus Dourados - Foto: Campus Dourados

Planejamento -Semana Pedagógica referente a esse segundo semestre foi promovida entre os dias 20 e 22 de julho. Com a participação de dirigentes da instituição, a abertura teve como tema 'Permanência e êxito: um olhar para o IFMS'.

Na ocasião, a assistente social do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Maria Conceição Dantas, apresentou as bases informacionais utilizadas em âmbito institucional, considerando o perfil dos estudantes para formulação de políticas e programas educacionais, com vistas a melhorar o desempenho acadêmico. A íntegra da gravação pode ser acessada pelo canal do IFMS no YouTube

A programação da Semana Pedagógica incluiu, ainda, apresentações dos painéis de assuntos estudantis e central de ações estratégicas; contribuição da Avaliação Docente pelo Discente (ADD) na orientação do desenvolvimento do trabalho pedagógico; contribuições das ações do Programa de Permanência e Êxito para o apoio suplementar às ações de ensino, pesquisa e extensão; e consolidação e fortalecimento da transparência da aplicação do orçamento nas políticas e programas de apoio ao estudante. 

* Matéria atualizada às 17h35 de 25/07/22 para inclusão da galeria de fotos dos campi Corumbá e Dourados.