Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Inscrições para cursos técnicos integrados terminam na 4ª feira

Exame de Seleção 2023

Inscrições para cursos técnicos integrados terminam na 4ª feira

IFMS oferta 1.670 vagas em dez municípios. Prova será aplicada no dia 23 de outubro
por Laura Silveira publicado: 03/10/2022 12h12 última modificação: 03/10/2022 12h12

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) encerra nesta quarta-feira, 5, o prazo de inscrições no Exame de Seleção 2023, pelo qual são ofertadas 1.670 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio, todos gratuitos.

As vagas estão distribuídas em dez municípios: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Neste tipo de curso, a formação técnica profissional e a formação básica de ensino médio ocorrem de forma integrada. As opções são Administração, Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e MetalurgiaApós se formar, o diploma possibilitará o ingresso na universidade ou no mundo de trabalho.

Todas as regras do processo seletivo estão dispostas no Edital nº 061/2022. Na página do Exame de Seleção 2023 também estão disponibilizadas mais informações.

Para participar e concorrer a uma vaga, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro do ano que vem, além de ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome, já que o número deverá ser informado no ato da inscrição.

Os interessados devem se inscrever pela Página do Candidato da Central de Seleção.

Aqueles que não têm acesso à internet, poderão comparecer à Cerel (Central de Relacionamento) de cada campus e solicitar ajuda para realizar sua inscrição, observando os endereços e horários de atendimento das unidades do IFMS.

Confira o passo a passo de como efetuar a inscrição ou assista o vídeo tutorial abaixo:

Pagamento da inscrição e isentos - A taxa é de R$ 20, e deve ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil, utilizando a Guia de Recolhimento da União (GRU). Só é possível o pagamento por aplicativo se for do Banco do Brasil, lembrando que não é um boleto, é preciso pagar como GRU. Também não é possível o pagamento em casas lotéricas.

Como a GRU não é registrada automaticamente, a orientação é de que o pagamento seja feito no dia seguinte ao da emissão da guia, respeitando o prazo limite final de 6 de outubro.

Confira na Central de Seleção a relação final de candidatos que tiveram seus pedidos de isenção da taxa deferidos ou indeferidos. Aqueles cujo pedido foi indeferido (não concedido) devem efetuar normalmente o pagamento da taxa de inscrição até 6 de outubro, quando se encerra o prazo.

solicitação da isenção da taxa pôde ser feita entre 12 de agosto e 23 de setembro, não sendo mais possível realizar o pedido.

Em caso de dúvidas, o contato com o IFMS deve ser feito pelo e-mail processoseletivo@ifms.edu.br.

Ação Afirmativa (cotas) -  Metade das vagas oferecidas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública.

Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta per capita mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição. Para mais informações sobre o assunto, o candidato interessado deve ler atentamente o item 3 do edital de abertura.

Prova - Será aplicada no dia 23 de outubro, nos dez municípios onde há oferta de vagas.

A prova será composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e 10 de Conhecimentos Gerais, conforme conteúdo programático disponibilizado no Anexo X do edital.

A previsão é de que resultado final do Exame de Seleção 2023 e a primeira chamada sejam publicados no dia 21 de dezembro, com matrículas em janeiro do ano que vem. Todas as publicações são feitas na Central de Seleção do IFMS.

Para saber mais sobre os cursos ofertados pelo IFMS, acesse a página dos Cursos Técnicos Integrados

Quadro de Vagas

Ponta Porã Técnico em Agricultura Matutino 40
Três Lagoas Técnico em Eletrotécnica Matutino 40
Vespertino 40
*Aulas no período matutino, podendo ocorrer no vespertino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.
*Aulas no período vespertino, podendo ocorrer no matutino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.