Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Semana do Meio Ambiente é realizada em Corumbá

Extensão

Semana do Meio Ambiente é realizada em Corumbá

Inscrições são gratuitas. Programação do evento no município conta com atividades de quarta a sexta-feira. Saiba como participar
por Laura Silveira publicado: 08/11/2022 11h18 última modificação: 08/11/2022 11h18

O Campus Corumbá do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza nesta semana a edição 2022 da Semana do Meio Ambiente (SMA). O tema central do evento deste ano é "Uma só terra".

A programação é gratuita e conta com diversas atividades, como palestras, oficinas e exibição de filmes, sendo aberta aos interessados. Para se inscrever, basta acessar a página do evento e informar dados pessoais, como nome, e-mail e CPF. 

Confira abaixo alguns destaques da programação em cada dia do evento:

Quarta-feira, 9 – a partir das 8h, ocorre no auditório do Campus Corumbá a cerimônia de abertura, juntamente com o Festival de Arte e Cultura, outro evento de extensão aberto ao público. Ao longo do dia, serão oferecidas oficinas de reutilização de garrafas PETs e de brinquedos com materiais reciclados, exibição de filme, além de palestras sobre 'Amazônia azul', 'Sustentabilidade e cidades' e 'Ecossistema de inovação e desenvolvimento regional';

Quinta-feira, 10 – a programação deste dia conta com as palestras 'Como ser saudável na prática', 'Prevenção e combate aos incêndios florestais no Pantanal', 'Queimadas controladas e incêndios descontrolados: entendo o fogo no Pantanal' e 'Ciclo completo do saneamento', além de exibição de filme;

Sexta-feira, 11 – pela manhã, serão realizadas as oficinas de 'Plantação de horta' e de 'Escrita criativa e poética', além da exibição de filme. No período vespertino, os interessados podem participar da oficina de 'Desenho utilizando papel reciclado', além da palestra 'Zoonoses na relevância à saúde pública no município de Corumbá'. Estudantes dos cursos técnicos integrados realizam plantio de mudas de árvores nativas no campus. O encerramento acontecerá às 17h, no auditório da unidade, juntamente ao do Festival de Arte e Cultura. A partir das 18h, a última atividade do evento será a mesa-redonda 'Os impactos dos agrotóxicos para a saúde pública e o meio ambiente'.

A programação completa, horários e locais, assim como o acesso ao sistema de inscrição estão disponibilizados na página do evento. O Campus Corumbá do IFMS está localizado na Rua Pedro de Medeiros, 941, Bairro Popular Velha. 

SMA  Desde 2011, ocorre anualmente no IFMS no mês de junho, em alusão ao Dia do Meio Ambiente (5 de junho). A organização é da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Neste ano, foi disponibilizado o fomento total de R$ 44 mil para a realização da Semana, via Edital n° 094/2021

Além de Corumbá, o Campus Três Lagoas também promoveu a SMA no segundo semestre, no mês de agosto. Os outros oito campi da instituição realizaram o evento entre 1° e 3 de junho.