Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Definidos titulares e suplentes da Comissão Eleitoral Central

Eleições IFMS 2023

Definidos titulares e suplentes da Comissão Eleitoral Central

Presidência das Comissões Eleitorais Locais também foi definida. Hotsite publicado traz todas as informações do processo
por Vinicius Vieira publicado: 11/07/2023 09h26 última modificação: 11/07/2023 10h30

Os membros eleitos para as Comissões Eleitorais Locais do processo de consulta à comunidade para a escolha dos cargos de reitor e diretor-geral dos dez campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) se reuniram na semana passada, por videoconferência, para definir a composição da Comissão Eleitoral Central e as presidências das Comissões Eleitorais Locais

Os nomes dos titulares e suplentes de cada categoria na Comissão Eleitoral Central foram homologados pela Resolução nº 042/2023 do Conselho Superior (Cosup), aprovada ad referendum e publicada nesta segunda-feira, 10.

A composição atual foi designada pela Deliberação n° 001/2023, da Comissão Eleitoral Central, que solicitou alteração da Resolução n° 038/2023, em virtude do desligamento voluntário de membros eleitos em votação realizada mês passado. 

A Comissão Eleitoral Central será responsável pela elaboração do Regulamento Eleitoral e do cronograma do processo de escolha dos novos dirigentes. A previsão é que os documentos sejam publicados no final deste mês.

A presidente da Comissão, Tânia Brizueña, pedagoga lotada na reitoria do IFMS, ressalta que os trabalhos serão dinâmicos uma vez que o prazo estabelecido em lei para conclusão do processo é de 90 dias, a partir da publicação da resolução que deflagrou o processo eleitoral.

“Iremos analisar o cronograma proposto pela Comissão Preparatória e, caso seja pertinente, alterar algumas datas a partir de um trabalho democrático e participativo, escutando todos os membros eleitos e decidindo em conjunto”, diz Tania Brizueña, presidente da Comissão Eleitoral Central.

“Iremos analisar o cronograma do processo eleitoral proposto pela Comissão Preparatória e, caso seja pertinente, alterar algumas datas a partir de um trabalho democrático e participativo, escutando todos os membros eleitos e decidindo em conjunto”, diz.

O sistema de votação das eleições, que será estabelecido no Regulamento Eleitoral, também estará na pauta de trabalho das comissões.

"Há a possibilidade de realizarmos a votação on-line, conforme discussão do Conselho Superior. Porém, precisamos verificar com a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação quais são as características dos sistemas disponíveis, se atendem aos padrões de segurança da informação e se permitem o acesso universal de todos os estudantes e servidores que têm direito ao voto", ressalta.

>>> Todas as informações sobre os trabalhos das comissões estão disponíveis no Hotsite das Eleições IFMS 2023. Na página, os interessados terão acesso a todos os documentos e informações sobre os candidatos inscritos para concorrer aos cargos de reitor e diretor-geral dos campi, bem como os respectivos planos de gestão de cada um.

Comissões - Os membros das Comissões Eleitorais Locais foram escolhidos por seus pares em votação on-line realizada no último dia 28. A lista dos eleitos está disponível na Central de Seleção do IFMS.

Nos campi, as comissões são formadas por três docentes, três técnicos-administrativos e três estudantes (com, no mínimo, 16 anos). Na reitoria, são cinco técnicos-administrativos.

Foram eleitos os candidatos mais votados. Nos locais onde não houve inscritos em número suficiente para disputar as vagas os nomes foram indicados de acordo com o estabelecido pelo Art. 33 da Resolução nº 25/2023, que define as normas do processo de escolha dos membros das comissões eleitorais.

Candidaturas - Conforme a Lei nº 11.892/2008, que criou os Institutos Federais, os requisitos para a candidatura ao cargo máximo da instituição, reitor, são: ser servidor docente do IFMS, pertencer ao quadro de pessoal ativo permanente e possuir cinco anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica.

Além desses requisitos, o candidato deve possuir ou titulação acadêmica de doutor ou estar posicionado nas Classes D-IV ou D-V da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior.  

Para o cargo de diretor-geral de campus, os requisitos são a ocupação de cargo efetivo da carreira docente ou de cargo efetivo de nível superior da carreira dos técnico-administrativos; e possuir o mínimo de cinco anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica.

Devem ainda atender a um destes requisitos: preencher os requisitos exigidos para a candidatura ao cargo de reitor do Instituto Federal; ou possuir no mínimo de dois anos de exercício em cargo ou função de gestão na instituição; ou ter concluído, com aproveitamento, curso de formação para o exercício de cargo ou função de gestão em instituições da administração pública.

"Há a possibilidade de realizarmos a votação on-line, conforme discussão do Conselho Superior. Porém, precisamos verificar quais são as características dos sistemas, se atendem aos padrões de segurança da informação e se permitem o acesso universal de todos que têm direito ao voto", diz Tânia.

Voto - De acordo com o Decreto n° 6.986/2009, podem participar do processo de consulta, com direito a voto, todos os servidores que compõem o quadro de pessoal ativo permanente da instituição e estudantes do IFMS matriculados em cursos técnicos, graduação e pós-graduação, presencial ou a distância.

Os votos dos servidores serão divididos entre docentes e técnicos-administrativos. Para fins do cômputo geral, será atribuído peso de um terço para a manifestação do corpo docente; um terço para servidores técnico-administrativos; e um terço para os estudantes.

Eleições IFMS 2023 - Foram deflagradas por meio da Resolução nº 024/2019, do Conselho Superior, deliberada em reunião extraordinária em 16 de junho de 2023

Este será o terceiro processo de consulta à comunidade para escolha do cargo de reitor realizado pelo IFMS. O mais recente aconteceu em 9 de outubro de 2019, quando foi eleita a atual reitora da instituição, Elaine Cassiano. Os diretores-gerais dos dez campi foram eleitos na mesma data.

Comissão Eleitoral Central

Função Nome Categoria Unidade
Presidente Tania Mara Dias Gonçalves Brizueña Técnico Administrativo Reitoria
Vice Presidente Thiago Aparecido Nogueira Basso Discente Jardim
1º Secretário(a) Guilherme dos Santos Moreira Discente Naviraí
2º Secretário(a) Amanda Caroline Cipriano Lopes Técnico Administrativo Reitoria
Membro Suély Copini Técnico Administrativo Três Lagoas
Membro Fabricia Ferreira de Souza Docente Dourados
Membro Everton Melo de Oliveira Docente Aquidauana
Membro Ana Catarina Cortez de Araújo Técnico Administrativo Ponta Porã
Membro Danilo Sandro Barbosa Docente Corumbá
Membro Rafael de Oliveira Coelho dos Santos Docente Coxim
Membro Camily Chrestani Borges Discente Naviraí
Membro Marli Selini Técnico Administrativo Campo Grande
Membro Sandra Teixeira da Silva Técnico Administrativo Nova Andradina
Suplente Paulo Roberto Vilarim Docente Campo Grande
Suplente Carlos Eduardo Henrique Da Cruz Discente Aquidauana
Suplente Wellington Bezerra Peixoto Técnico Administrativo Três Lagoas
Suplente Fernando Haylla Ohana Discente Jardim
Suplente Sidney Cherman Zolabarrieta Costa Técnico Administrativo Corumbá
Suplente Edivaldo Geffer Docente Ponta Porã
Suplente Manoel Maria Soares de Lima Filho Docente Coxim
Suplente Jenifer Serra Lino Técnico Administrativo Naviraí
Suplente Camila Rozenberg da Silva Silvestrini Técnico Administrativo Reitoria
Suplente Valdenir dos Santos Vaz Técnico Administrativo Nova Andradina

Legenda

Membro Titular
Membro Suplente

Presidentes das Comissões Eleitorais Locais

Unidade Presidente Categoria
Aquidauana Nélio Augusto Pereira De Souza Docente
Campo Grande Jocimara Paiva Grillo Docente
Corumbá Sidney Cherman Zolabarrieta Costa Docente
Coxim Manoel Maria Soares de Lima Filho Docente
Dourados Fabricia Ferreira de Souza Docente
Jardim Fernando Haylla Ohana Discente
Naviraí Eucarlos De Lima Martins Docente
Nova Andradina Hélio Araujo Pereira Docente
Ponta Porã Edivaldo Geffer Docente
Três Lagoas Suély Copini Técnico Administrativo
Reitoria Ana Gabriela Felix Ferreira Técnico Administrativo

* Matéria atualizada às 10h30 de 11/07/2023 para inclusão do nome da docente Fabricia Ferreira de Souza como presidente da Comissão Eleitoral Local do Campus Dourados, e a retirada do mesmo nome como suplente da Comissão Eleitoral Central.