Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberto prazo de inscrições aos cargos de reitor e diretor-geral

Eleições 2019

Aberto prazo de inscrições aos cargos de reitor e diretor-geral

Regulamento Eleitoral com todas as regras do processo de consulta foi apreciado pelo Conselho Superior e publicado nessa quinta-feira, 29.
por Laura Silveira publicado: 30/08/2019 08h55 última modificação: 02/09/2019 09h30

Está aberto a partir desta sexta-feira, 30, o prazo de inscrições de candidaturas aos cargos de reitor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e de diretor-geral de cada um dos dez campi da instituição.

Podem se candidatar os servidores pertencentes ao quadro de pessoal ativo permanente que cumpram os requisitos específicos de cada cargo, conforme consta no Regulamento Eleitoral, publicado na página das Eleições 2019. O documento foi aprovado nessa quinta-feira, 29, pelo Conselho Superior (Cosup) e traz, ainda, o cronograma das próximas etapas do processo.

O formulário de inscrições também está disponível na página do processo eleitoral. O prazo para o registro de candidaturas segue até 3 de setembro. O resultado preliminar e final estão previstos para os dias 4 e 11, respectivamente.

A campanha eleitoral deverá ser realizada entre 16 de setembro e 4 de outubro. O debate entre candidatos ao cargo de reitor está previsto para o dia 7 de outubro, e o de diretores-gerais no dia seguinte, em cada campus.

Votação - Será realizada no dia 9 de outubro, simultaneamente nos dez campi, reitoria e polos da educação a distância.

Estão aptos a votar todos os servidores que compõem o quadro de pessoal ativo permanente da instituição e estudantes do IFMS matriculados nos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, presencial ou a distância.

O voto dos servidores será dividido entre docentes e técnicos-administrativos. Será atribuído peso de um terço para a manifestação do corpo docente; um terço para servidores técnico-administrativos; e um terço para o corpo discente.

A divulgação dos candidatos eleitos está prevista para o dia 10 de outubro.

Eleições - Este é o segundo processo de consulta para o cargo de reitor do IFMS. O primeiro ocorreu em 2015, quando foi eleito o atual reitor da instituição, Luiz Simão Staszczak, cujo mandato se encerra em 23 de novembro de 2019.

Para os cargos de diretor-geral, já foram realizados dois processos de consulta. O primeiro, também em 2015, definiu o diretor-geral do Campus Nova Andradina. Em 2016, uma nova consulta foi realizada, desta vez para eleger os diretores-gerais dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Ponta Porã e Três Lagoas.

Estas serão as primeiras consultas para escolhas dos diretores-gerais de Dourados, Jardim e Naviraí, cuja direção atualmente é feita por gestores pro tempore

O processo deste ano é conduzido pela Comissão Eleitoral Central, com apoio de Comissões Locais em cada unidade. A lista completa dos membros está disponível na página das Eleições 2019.

Etapa Data
Inscrições de candidatos aos cargos de Reitor e de Diretor-Geral 30/08 a 03/09/19
Análise das inscrições dos candidatos aos cargos de Reitor e de Diretor-Geral de Campus 04/09/19
Divulgação do resultado preliminar das inscrições deferidas 04/09/19