Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso técnico em Dourados prepara para desafios da web

Exame de Seleção 2020

Curso técnico em Dourados prepara para desafios da web

Estudantes do curso técnico em Informática para Internet aprendem a desenvolver sistemas e aplicativos, além de construir e fazer a manutenção de sites. Inscrições até 6 de novembro.
por Paulo Gomes publicado: 04/10/2019 09h17 última modificação: 07/10/2019 09h19

Estudar informática não é algo apenas para quem já está em busca de uma faculdade. No campus Dourados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), os estudantes que estão prestes a entrar no ensino médio podem fazer o curso técnico integrado em Informática para Internet.

Nesse tipo de curso, o estudante faz o ensino médio junto com o curso técnico escolhido. Com o certificado em mãos, é possível trabalhar na área ou ingressar em um curso de graduação.

Para o primeiro semestre do ano que vem, são ofertadas 160 vagas com ingresso por meio do Exame de Seleção 2020. As inscrições para a prova estão abertas e vão até 6 de novembro

O curso técnico em Informática para Internet é ofertado a turmas nos períodos matutino e vespertino, porém para a distribuição da carga horária total existe a possibilidade de o estudante ter aulas também no contraturno.

No curso, o estudante aprende a desenvolver programas de computador voltados especificamente para web. Com a ajuda de ferramentas para o desenvolvimento de sistemas, o profissional cria interfaces e aplicativos para o comércio e marketing eletrônicos, e desenvolve e faz a manutenção de sites e portais na internet e intranet.

Decisão acertada – Amanda Macedo, 15, decidiu estudar no IFMS por acreditar que a melhor formação seria a que aliasse o ensino médio com um curso técnico, o que possibilitaria trabalhar antes mesmo de entrar na universidade. “Fora que todos falavam muito bem do curso e da oportunidade de participar de projetos de pesquisa e extensão".

"O IFMS tem uma metodologia totalmente diferente e adaptada para mostrar o melhor do estudante", ressaltou a estudante Amanda Macedo.

No segundo semestre do curso, a estudante acredita ter tomado a decisão correta. Amanda participa de todos os projetos de pesquisa que pode, além dos eventos proporcionados pelo IFMS, como os Jogos Escolares, a Semana de Meio Ambiente e as Feiras de Ciência e Tecnologia.

“Quando cheguei no campus, servidores e alunos me acolheram e me fizeram sentir mais confiável e confortável em relação ao meu futuro. O IFMS tem uma metodologia totalmente diferente e adaptada para mostrar o melhor do estudante. Além disso, temos os treinos de atletismo e eu gosto muito dos projetos de pesquisa”, ressaltou.

Amanda Macedo.jpeg

Amanda e colegas do IFMS durante trekking ecológico realizado na Semana do Meio Ambiente 2019 - Foto: Arquivo Pessoal

“No curso, conheci pessoas totalmente diferentes de mim e viajei para apresentar projetos e fazer visitas técnicas”, destacou o estudante Gabriel Ribeiro.


Crescimento pessoal
No último semestre do curso, Gabriel Ribeiro, 17, vê um futuro promissor graças à experiência adquirida no IFMS. Além dos conteúdos que aprende em sala de aula, o estudante destaca os projetos que ajudam no crescimento pessoal dos alunos.

“Tive várias oportunidades dentro do curso, algumas de desenvolvimento pessoal, como conhecer pessoas totalmente diferentes de mim e viajar para apresentar projetos e fazer visitas técnicas em São Paulo e Campo Grande, por exemplo. Participei também de projetos de extensão e, mais recentemente, do estágio remunerado que agora completa três meses e que me deu uma ótima perspectiva de trabalho no futuro”, comemorou.

Gabriel e amigos participantes de projetos de extensão do IFMS no campus - Foto: Arquivo Pessoal 

Exame de Seleção 2020 - O IFMS oferta, ao todo, 1.440 vagas em 11 diferentes opção de cursos nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Há vagas para cursos técnicos integrados em Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica, Metalurgia.

Além dessas opções, o IFMS passa a ofertar, a partir de 2020, dois novos cursos no Campus Coxim: o técnico em Desenvolvimento de Sistemas, que será ofertado no lugar do técnico em Informática, e o técnico em Aquicultura, já ofertado pelo campus na modalidade subsequente.

Para saber mais, acesse as páginas dos cursos técnicos integrados do IFMS.

Requisitos - Além de ter o ensino fundamental completo até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro de 2020, o interessado deve ter o CPF (Cadastro de Pessoa Física) em seu nome. O número deverá ser informado na inscrição.

Também é fundamental que o interessado leia atentamente o edital nº 064/2019, disponível na Central de Seleção do IFMS, para compreender todas as regras do processo seletivo, cronograma e demais informações de interesse.

Inscrições - Devem ser feitas pela Página do Candidato da Central de Seleção.

A taxa de inscrição é de R$ 25,00 e deve ser paga por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU) em qualquer agência do Banco do Brasil até 7 de novembro.

Será concedida isenção da taxa de inscrição aos candidatos que apresentarem documento que comprove escolaridade em escola pública. A isenção deve ser solicitada até 10 de outubro, no ato da inscrição. 

Confira abaixo o passo a passo das inscrições:

Ação Afirmativa (cotas) - Metade das vagas do Exame de Seleção 2020 é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição.

Os cotistas deverão comprovar essa condição no ato da matrícula, caso contrário perderão a vaga e serão reclassificados em lista de espera.

Prova - Será aplicada no dia 24 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS tem campus.

A prova terá 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais. Confira o que cai na prova.

A previsão é que o gabarito seja divulgado no dia seguinte. O resultado preliminar está previsto para 16 de dezembro. No dia 20 serão divulgados o resultado final e a primeira chamada, com matrículas entre 14 e 17 de janeiro.

Na página do Exame de Seleção 2020 estão disponíveis mais informações sobre os cursos ofertados e as provas anteriores do processo seletivo.

Em caso de dúvidas, o contato com a comissão responsável pelo processo seletivo é .

Vagas ofertadas no Exame de Seleção 2020

Campus Curso Turno Vagas
Aquidauana Técnico em Edificações Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Técnico em Informática Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Campo Grande Técnico em Eletrotécnica Matutino¹ 40
Técnico em Informática Vespertino² 80
Técnico em Mecânica Matutino¹ 40
Corumbá Técnico em Informática Matutino¹ 40
Técnico em Metalurgia Vespertino² 40
Coxim Técnico em Alimentos Vespertino² 40
Técnico em Aquicultura Vespertino² 40
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Vespertino² 80
Dourados Técnico em Informática para Internet Matutino¹ 80
Vespertino² 80
Jardim Técnico em Edificações Matutino¹ 40
Técnico em Informática Matutino¹ 40
Naviraí Técnico em Informática para Internet Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Técnico em Agricultura Matutino ¹ 40
Vespertino ² 40
Nova Andradina Técnico em Agropecuária Matutino e Vespertino 80
Técnico em Informática Vespertino² 80
Ponta Porã Técnico em Agricultura Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Técnico em Informática Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Três Lagoas Técnico em Informática Matutino¹ 80
Técnico em Eletrotécnica Vespertino² 80

1 Aulas no período matutino, podendo ocorrer no vespertino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.
2 Aulas no período vespertino, podendo ocorrer no matutino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.