Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encerradas comemorações pela primeira década do IFMS

IFMS 10 anos

Encerradas comemorações pela primeira década do IFMS

Eventos foram realizados nesta semana em Três Lagoas, Campo Grande e Dourados, e contaram com homenagens a estudantes, egressos, servidores e parceiros.
por Laura Silveira publicado: 18/04/2019 11h00 última modificação: 22/04/2019 07h57

Em Três Lagoas, primeira década do IFMS foi celebrada na segunda-feira, 15 - Fotos: Rodrigo Ávila

As comemorações pelos 10 anos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foram encerradas nesta semana, nos municípios de Três Lagoas, Campo Grande e Dourados. A instituição foi criada em 29 de dezembro de 2008, data em que foi publicada a Lei de criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no país.

A celebração nos campi começou em fevereiro, nos municípios de Aquidauana, Corumbá e Jardim. Em março, a comemoração foi em Naviraí e, no início deste mês, a data foi celebrada em Coxim e Ponta Porã.

“As comemorações pelos 10 anos do IFMS nos campi são uma forma de valorizar servidores, estudantes, egressos, além dos parceiros, que participaram ativamente neste período da implantação e consolidação da instituição", apontou o reitor Luiz Simão Staszczak.

"Só tenho a agradecer aos professores, e dizer aos estudantes que estão por vir que foquem, busquem e absorvam o máximo de conhecimento, pois isso nunca será em vão”, ressaltou o egresso do IFMS Carlos Paiva.

Na segunda-feira, 15, o evento ocorreu no auditório do Campus Três Lagoas. A programação incluiu apresentações culturais, a inauguração da 'Galeria de Ex-Diretores', o relato de estudantes que se destacaram com o desenvolvimento de projetos de pesquisa, além de homenagens a servidores e a representantes de empresas parceiras.

Um dos homenageados foi o egresso do curso superior de tecnologia em Sistemas para Internet, Carlos Paiva, que desenvolveu como trabalho de conclusão de curso um aplicativo para uso da Polícia Militar.

“O IFMS mudou minha compreensão a respeito da computação. No Instituto, eu me encontrei com a programação e com o desafio de fazê-la bem feita. Só tenho a agradecer aos professores, e dizer aos estudantes que estão por vir que foquem, busquem e absorvam o máximo de conhecimento, pois isso nunca será em vão”, ressaltou Carlos, que hoje é policial militar e exerce a função de analista de sistemas.

Na cerimônia, o IFMS recebeu uma moção de congratulação da Câmara de Vereadores de Três Lagoas.

As atividades da instituição no município foram iniciadas em 2011 com a oferta de cursos técnicos integrados, graduação e cursos profissionalizantes a distância. A mudança para a sede definitiva ocorreu em 2014 e, a partir de então, o campus ampliou a oferta de cursos técnicos e superiores, inclusive com a abertura de uma pós-graduação lato sensu.

Atualmente, o IFMS em Três Lagoas atende a mais de 1,2 mil estudantes em diferentes níveis e modalidades de ensino. Mais informações sobre a unidade estão na página do campus.

Primeira década do IFMS foi comemorada em Campo Grande na terça-feira, 16 - Fotos: Alessandro Riquelme

Campo Grande - No campus da capital, os 10 anos do IFMS foram celebrados na terça-feira, 16. O evento reuniu servidores, estudantes, egressos, além de parceiros que apoiaram a implantação do IFMS no município.

A inauguração da “Galeria de Ex-Diretores” contou com a participação do professor Joelson Maschio, primeiro diretor-geral do campus. Na sequência, o Coral IFMS, formado por estudantes e servidores, fez uma apresentação.

Foram homenageados servidores, estudantes, egressos e instituições parceiras, dentre as quais o Governo do Estado, a Prefeitura Municipal, instituições de ensino e empresas concedentes de estágios.

“Temos muito a comemorar, pois entregamos à sociedade profissionais com formação de alto nível. Destaque também para a inclusão, possibilitada por leis afirmativas e ações de permanência e êxito”, apontou a servidora Adriana Miranda.

Para uma das primeiras servidoras do campus, a assistente social Adriana Miranda - que ingressou na instituição em 2010 - a implantação do IFMS abriu oportunidades de formação e elevação de escolaridade para a população de Campo Grande e de toda a área de abrangência. 

“Temos muito a comemorar, pois entregamos à sociedade profissionais com formação de alto nível. Destaque também para a inclusão, possibilitada por leis afirmativas e ações de permanência e êxito”, apontou a assistente social.

Em relação ao vídeo divulgado pelo Grêmio Estudantil do Campus Campo Grande em redes e mídias sociais, em que a realização do evento é questionada e que traz informações equivocadas, o IFMS publicou uma nota de esclarecimento nesta quinta-feira, 18.

O IFMS iniciou as atividades em Campo Grande em 2010, com a oferta de cursos técnicos a distância. No ano seguinte, foram abertas as primeiras turmas de cursos técnicos integrados e graduação. A mudança para a sede definitiva ocorreu em 2017. No ano passado, a unidade abriu turma para a primeira pós-graduação stricto sensu oferecida pela instituição.

O Instituto Federal tem, atualmente, mais de 1,8 mil estudantes matriculados na capital. Mais informações sobre a unidade constam na página do Campus Campo Grande.

Em Dourados, os 10 anos do IFMS foram comemorados nessa quarta-feira, 17 - Fotos: Franz Mendes

Dourados - A celebração pelos primeiros 10 anos do IFMS foi encerrada nessa quarta-feira, 17, com um evento em Dourados, no auditório da Associação Comercial e Empresarial.

Além de apresentações culturais, o evento teve homenagens a estudantes, egressos, servidores, além representantes de instituições de ensino e dos poderes executivo e legislativo municipal, e empresários da região.

Julia Beatryz Lira, 17, diplomada na primeira turma do curso técnico integrado em Informática para Internet, foi uma das homenageadas. Atualmente, a egressa do IFMS atua na área de design em uma empresa onde fez estágio.

“Fazer um curso técnico integrado é uma experiência incrível, desafiadora, pois é necessário foco e determinação para não desistir. Mas, no final, você vê a recompensa”, afirmou a ex-aluna do IFMS Julia Lira.

“Fazer um curso técnico integrado é uma experiência incrível, desafiadora, pois é necessário foco e determinação para não desistir. Mas, no final, você vê a recompensa. Estar formada e com um emprego, como eu, me faz ver que eu conseguiu superar todos os obstáculos”, afirmou Julia.

O IFMS entrou em funcionamento em Dourados no ano de 2014 com a oferta de cursos de qualificação profissional e técnico subsequente. A mudança para a sede definitiva ocorreu em 2016, quando foi aberta a primeira turma do curso técnico integrado. No ano passado, a unidade passou a oferecer vagas na graduação e pós-graduação lato sensu.

Atualmente, a unidade tem mais de 900 estudantes matriculados. Na página do Campus Dourados estão disponibilizadas mais informações.

10 anos do IFMS - Em dezembro do ano passado, o evento 'IFMS, transformando vidas' foi realizado em Campo Grande.

Na ocasião, uma campanha disponibilizada no site do IFMS reuniu fatos, imagens e documentos históricos, além de depoimentos de pessoas que tiveram as vidas transformadas pela instituição.

Em 2018, os Institutos Federais utilizaram um selo comemorativo criado pelo IFMS para divulgar as comemorações dos 10 anos de criação das instituições.