Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitor faz balanço das atividades do IFMS em 2017

Reitor faz balanço das atividades do IFMS em 2017

Na reunião, foram apresentados 18 principais ações e momentos que marcaram a instituição durante o ano.
por Laura Silveira publicado: 15/12/2017 12h28 última modificação: 15/12/2017 12h56
Exibir carrossel de imagens Reitor reuniu servidores na manhã desta sexta-feira, 15, na reitoria.

Reitor reuniu servidores na manhã desta sexta-feira, 15, na reitoria.

Nesta sexta-feira, 15, o reitor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Luiz Simão Staszczak, reuniu servidores para fechamento das atividades do ano. No encontro, realizado no auditório da reitoria, em Campo Grande, o gestor apresentou 18 ações e momentos que marcaram a história da instituição em 2017.

“Mesmo em um ano de dificuldades no País, os resultados do IFMS são fantásticos. São pequenas coisas que geram grandes resultados, e acredito no trabalho realizado por cada um dos servidores. Trabalhamos não num tripé ensino, pesquisa e extensão, mas sim numa grande coluna, um bloco no qual a integração fortalece cada vez mais o trabalho desenvolvido”, ressaltou.

Entre os destaques apontados estão a entrega da sede definitiva do Campus Campo Grande, em julho, e a conclusão da unidade em Corumbá, cujas atividades letivas devem ter início no novo prédio no primeiro semestre de 2018.

Na área de inovação e pós-graduação, foram apontados o credenciamento para oferta de mestrado em educação profissional e tecnológica, o primeiro depósito de patente da instituição e o recebimento de projetos com fomento externo, que beneficiam não só estudantes mas a comunidade externa por meio da extensão.

No ensino, destaque para a expansão da graduação – seis novo cursos foram aprovados para início da oferta em 2018 –, e os indicadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsáveis pela avaliação da qualidade da educação superior, que apontaram o IFMS como a melhor graduação do Estado em instituições que se caracterizam pela indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão.

Outros momentos marcantes foram a etapa Centro-Oeste dos Jogos dos Institutos Federais, realizados neste ano pela primeira vez pelo IFMS, e a criação do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (Crie-MS). O reitor apontou, ainda, questões como o primeiro afastamento parcial de servidores técnico-administrativos para realização de pós-graduação, os primeiros estudantes intercambistas que a instituição recebeu, e os ótimos resultados no Exame de Seleção 2018 – prova de ingresso em cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Em 2017, também entraram no ar o novo site institucional, que segue as normas exigidas pelo Governo Federal e garante mais informação, transparência e autonomia, e o Portal de Dados Abertos do IFMS, promovendo mais transparência, publicidade e controle social, por meio do acesso às informações públicas sob a guarda da instituição.

Para encerrar a reunião, Staszczak comemorou junto dos servidores a vitória no concurso para a escolha do selo comemorativo pelos 10 anos de criação dos Institutos Federais. Entre as 15 propostas apresentadas por instituições que compõe a Rede Federal, a marca criada pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom) do IFMS foi a vencedora

O reitor agradeceu a contribuição de todos os gestores da reitoria e dos servidores.

“Neste ano, Mato Grosso do Sul comemorou 40 anos. Na última década, o IFMS tem contribuído para o trabalho de fortalecimento do Estado. Temos uma insatisfação proativa, no sentido de não buscar problemas, mas sim apresentar propostas. Em 2018, continuaremos buscando soluções, com o objetivo de sempre oferecer o melhor a todos os nossos estudantes", finalizou Luiz Simão.

Recesso – A reitoria do IFMS fechará para recesso de final de ano entre os dias 26 e 29 de dezembro. Neste período, não haverá atendimento ao público. As atividades serão retomadas a partir do dia 2 de janeiro.

Já os dez campi da instituição seguem os respectivos calendários letivos, disponíveis na página de Documentos Institucionais. As aulas do primeiro semestre de 2018 têm início em fevereiro.

registrado em: