Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Nova Andradina inaugura laboratórios de Ciências Agrárias

Nova Andradina inaugura laboratórios de Ciências Agrárias

Em solenidade realizada na sexta, 20, foram apresentados espaços destinados a atividades de ensino e pesquisa do campus. Investimento é de quase R$ 2 milhões
por Cleyton Lutz publicado: 23/05/2022 14h16 última modificação: 23/05/2022 14h16

Inauguração Campus NA '

Descerramento da placa marcou a inauguração de complexo laboratorial em Nova Andrdina (Foto - Campus Nova Andradina)

O Campus Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) inaugurou na última sexta-feira, 20, um complexo de laboratórios voltado aos cursos de Ciências Agrárias e do eixo tecnológico de Recursos Naturais.

O espaço, com mais de mil metros quadrados, passou por reforma, alteração e adaptação e agora abriga os laboratórios de Geoprocessamento e agricultura de precisão; Microbiologia e fitopatologia; Entomologia e plantas daninhas; Solos e nutrição de plantas; Bromatologia e nutrição animal; Horticultura e fisiologia vegetal; Cultivo in vitro; e Entreposto de ovos.

Também foram inauguradas duas usinas fotovoltaicas do campus, capazes de gerar energia elétrica através da luz solar, atendendo as necessidades do campus.

Os investimentos somam R$ 1.871.169 através de Termo de Execução Descentralizada (TED) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Governo Federal, viabilizados por meio da bancada federal, composta por deputados federais e senadores do Mato Grosso do Sul.

Durante a cerimônia, a comunidade acadêmica, servidores e público externo puderam conhecer a infraestrutura e as atividades que poderão ser desenvolvidas no complexo laboratorial.

"O espaço representa um enorme potencial para as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Campus Nova Andradina, pois permitirão aos docentes dos cursos de Ciências Agrárias a proposição de projetos em várias frentes, dentro das suas respectivas especialidades, visando, principalmente, o desenvolvimento local e envolvendo estudantes de ensino médio e superior”, explica o diretor-geral da unidade, Claudio Sanavria.

“Além disso, expande nossas possibilidades de atuação com a pós-graduação lato e stricto sensu por meio de parcerias com o setor produtivo para o desenvolvimento de projetos de inovação e atendimento à comunidade”, complementa.

Inaugurações NA 2

Reitora Elaine Cassiano explicou melhorias recebidas pelo campus à comunidade (Foto - Campus Nova Andradina)

Vocação – O Campus Nova Andradina foi o primeiro do IFMS a entrar em funcionamento, no ano de 2010. Além de cursos de nível médio e graduação em Informática, de qualificação profissional (FIC), a distância e especialização, a unidade possui também cursos do eixo tecnológico de Recursos Naturais e Ciências Agrárias, como técnico integrado em Agropecuária, subsequente em Zootecnia, superior em Agronomia e Produção de Grãos, bem como as especializações latu senso em Educação Sanitária e Comunicação em Defesa Agropecuária e stricto sensu em Bionergia e Grãos.

“Modernizamos a estrutura de um campus que foi pensando na década de 90 e precisava de atualização”, destaca a reitora do Instituto Federal, Elaine Cassiano, durante participação nas inaugurações.

Na oportunidade, ela também informou a destinação de R$ 700 mil para o Laboratório de Geoprocessamento e Agricultura de Precisão (Lagap) da unidade, para um projeto que estuda o comportamento dos solos na região, além de outros R$ 200 mil para um projeto voltado a piscicultura em assentos do Estado, ambos oriundos de recursos federais.

Situado em uma região marcada pela criação e abate de bovinos, bem como à produção de grãos, o Campus Nova Andradina atende diretamente outros municípios como Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Ivinhema, Novo Horizonte e Taquarussu, com uma população de mais de 140 mil habitantes.

Inaugurações NA 2

Laboratório foi contemplado com recursos para desenvolvimento de suas atividades (Foto - Campus Nova Andradina)

registrado em: , ,