Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Divulgado relatório parcial da Autoavaliação Institucional

2022

Divulgado relatório parcial da Autoavaliação Institucional

Eixos Políticas Acadêmicas e Infraestrutura Física foram analisados por servidores e estudantes de graduação
por Cleyton Lutz publicado: 26/04/2023 12h59 última modificação: 26/04/2023 13h11

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na última quinta-feira, 20, o Relatório Parcial de Autoavaliação, ano base 2022, instrumento de gestão, transparência e acompanhamento do desenvolvimento institucional.

O objetivo principal da Autoavaliação é contribuir para a identificação de aspectos relacionados aos atores da instituição (discentes, docentes, técnico-administrativos e sociedade civil organizada), com vistas à melhoria contínua e excelência administrativa e acadêmica, no que diz respeito ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão.

Entre os meses de outubro e novembro do ano passado, docentes, técnicos-administrativos e estudantes de graduação responderam a questionários segmentados nos eixos Políticas Acadêmicas e Infraestrutura Física, números 3 e 5, respectivamente. 

"O aumento significativo no número de respondentes é resultado da atuação democrática e articulada das comissões locais, direções-gerais e coordenações junto aos três segmentos", destaca a presidenta da CPA Central, Lora Bertolucci.

Em Políticas Acadêmicas, foram avaliadas dimensões como políticas para ensino, pesquisa e extensão; comunicação com a sociedade; e política de atendimento aos estudantes. Já em Infraestrutura Física, foram abordadas tanto as instalações físicas da instituição quanto a infraestrutura virtual, no que diz respeito ao Sistema Acadêmico, Central de Seleção, Sistema Pergamum, Biblioteca Digital, Moodle e demais sistemas institucionais. 

Nos questionários, os participantes utilizaram uma escala com parâmetros que iam de 0 a 5 (desconheço, muito ruim, ruim, regular, bom e ótimo). Também havia espaço para envio de comentários ou sugestões. 

A apresentação do relatório é de responsabilidade da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFMS. Além das respostas aos questionários, o documento também traz um plano de ação de melhorias que deverá embasar as ações institucionais.

"Para que isso aconteça, cabe aos gestores reconhecer as 'potencialidades' e 'fragilidades' sinalizadas na Autoavaliação, executando o plano de melhorias para os anos subsequentes", explica a presidente da CPA Central, Lora Bertolucci.

Participação - De um total de 3.484 participantes aptos a responderem o questionário, 2.177 registraram as repostas, o que equivale a 62,48%. O percentual é maior do que o de 2021 (31,23%), sendo ainda a maior participação desde 2019.

"O aumento significativo no número de respondentes é resultado da atuação democrática e articulada das comissões locais, sobretudo junto aos diretores dos campi, em conjunto com as coordenações de cursos e os três segmentos", destaca ela. 

O público que mais participou, em termos totais, foi o de estudantes, com 1.222 respondentes. Já em termos proporcionais foi o de docentes, com 88% (547 professores participaram). 

Entre as unidades, o maior número de participações registradas foi no Campus Campo Grande, com 587 respondentes. Já em termos proporcionais, no Campus Dourados 100% dos aptos participaram (127 respondentes), seguido pelo Campus Aquidauana (99,25%), com 267 respondentes. 

Resultados a serem destacados, de acordo com a publicação do relatório:

Políticas Acadêmicas – o eixo foi relativamente bem avaliado pela média das respostas dos segmentos discente, docente e técnico-administrativo. Constata-se que as questões foram consideradas sob os conceitos 'ótimo' e 'bom', exceto nas categorias de técnico-administrativos e docentes, nas quais observa-se algumas questões com conceito 'regular';

Infraestrutura Física – também foi relativamente bem avaliado pela média das respostas dos segmentos discente, docente e técnico-administrativo. Constata-se que as questões foram consideradas sob os conceitos 'ótimo' e 'bom', na categoria estudantes. Já entre os servidores (tanto técnico-administrativos quanto docentes), os conceitos variaram entre 'regular' e 'ótimo'.

O documento na íntegra pode ser conferido na página da CPA.

Autoavaliação Institucional - A distribuição da Autoavaliação, considerando o triênio, 2021-2023, ocorre da seguinte maneira:

Os cinco eixos abrangem 10 dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Antes da aplicação do questionário, a comunidade interna também pôde participar de uma consulta aos instrumentos de Autoavaliação, quando os interessados fizeram sugestões de alteração. 

A elaboração do relatório segue as indicações da Lei nº 10.861/2004, e da Nota Técnica nº 65/2014, da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com a orientação da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).