Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Divulgados horários e locais de debates entre candidatos

Eleições IFMS 2023

Divulgados horários e locais de debates entre candidatos

Debates entre candidatos a diretor-geral serão na segunda-feira, 4 de setembro. Para reitor, evento ocorre no dia 5, com transmissão ao vivo
por Vinicius Vieira publicado: 29/08/2023 11h50 última modificação: 29/08/2023 13h55

Foram divulgadas nessa segunda-feira, 28, os locais e horários de realização de debates entre os candidatos a diretor-geral de campus e reitor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

No dia 4 de setembro, está prevista a realização de debates com candidatos à direção-geral de dez campi. Já na terça-feira, 5, a partir das 14h30, é promovido o debate entre os três candidatos ao cargo de reitor.

“Nos campi, os debates poderão ser acompanhados in loco pela comunidade, respeitando o limite de lotação de cada local. Já para o debate ao cargo de reitor, como será realizado no estúdio da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), a comunidade poderá acompanhar por meio de transmissão ao vivo”, explica a presidente da Comissão Eleitoral Central, Tânia Brizueña.

“Nos campi, os debates poderão ser acompanhados in loco pela comunidade. Já o debate ao cargo de reitor terá transmissão ao vivo”, explica a presidente da Comissão Eleitoral Central, Tânia Brizueña.

A transmissão do debate para reitor será feita pelo canal oficial do IFMS no YouTube. Há possibilidade de transmissão dos debates para diretor-geral, mas a definição será feita em âmbito local pelas Comissões Locais.

A organização da presença da comunidade durante o evento nos campi também deverá ser feita pelas Comissões Locais, nos termos do Art. 9 do Regulamento Eleitoral.

A presidente da Comissão Central ressalta que a participação de estudantes e servidores é uma importante ferramenta para estimular o processo democrático e o voto consciente.

“Será mais uma oportunidade para que a comunidade acadêmica tire dúvidas sobre aspectos dos planos de gestão apresentados e verifique o nível de preparo dos candidatos para o cargo que postulam”, avalia.

Os locais e horários constam da Deliberação n° 052/2023. Já as normas de realização estão dispostas na Deliberação n° 005/2023.

Participação social - Até esta quinta-feira, 31, estudantes e servidores poderão enviar perguntas para os candidatos por meio de formulários específicos:

Podem ser feitas perguntas sobre temas pré-determinados: Ensino, Pesquisa, Extensão, Desenvolvimento Institucional, Gestão de Pessoas, Assistência Estudantil, Obras, Infraestrutura, Tecnologia da Informação, Orçamento, Comunicação e Internacionalização.

“Será mais uma oportunidade para que a comunidade acadêmica tire dúvidas sobre aspectos dos planos de gestão apresentados e verifique o nível de preparo dos candidatos para o cargo que postulam”, avalia a presidente.

As questões serão sorteadas no momento do debate, então não é possível especificar a qual candidato ela é direcionada.

Outras deliberações – Também nessa segunda-feira, 28, foi publicada a lista final de eleitores aptos a votar. Ainda nesta semana, está prevista a publicação dos locais de apoio de votação, em todos os campi e polos de Educação a Distância, para eleitores que não tenham acesso à internet ou que enfrentem dificuldades no dia da eleição.

Esta será a primeira eleição em que o IFMS irá utilizar o Helios Voting, sistema on-line de votação. O sistema, utilizado na eleição-teste realizada na última semana, permite o voto dos eleitores de qualquer lugar do país.

Votação - Será realizada no dia 6 de setembro, quarta-feira da semana que vem. 

O voto dos servidores será dividido entre docentes e técnicos-administrativos. Será atribuído peso de um terço para a manifestação do corpo docente; um terço para servidores técnico-administrativos; e um terço para o corpo discente.

A previsão é de que o resultado seja divulgado até o dia 8 de setembro.

>>> Todas as informações sobre o processo eleitoral estão disponíveis na página Eleições IFMS 2023.

Campanha - Segue até 5 de setembro, véspera das eleições. Até essa data, é livre a divulgação dos nomes dos candidatos e de suas propostas nas unidades do IFMS, respeitado o funcionamento da instituição e o Código de Ética do Servidor Público.

Os planos de gestão dos candidatos e as agendas de campanha estão disponíveis na página das Eleições IFMS 2023.

As normas para a realização das campanhas constam no Regulamento Eleitoral e na Deliberação nº 005/2023, documento que traz ainda orientações sobre reuniões com estudantes e servidores e debates entre candidatos. A fiscalização é de responsabilidade das comissões locais e central. 

Eleições IFMS 2023 - Este será o terceiro processo de consulta à comunidade para escolha do cargo de reitor realizado pelo IFMS.

O último ocorreu em 9 de outubro de 2019. Os diretores-gerais dos dez campi foram eleitos na mesma data.

Horários e locais dos debates

Cargo Data Horário Local Endereço
Reitor* 05/09 14h30 Labcom UCDB* Av. Tamandaré, 6000, Jardim Seminario - Campo Grande/MS
Diretor-Geral de Aquidauana 04/09 15h20 Campus Aquidauana Rua José Tadao Arima, 222, Vila Ycaraí - Aquidauana/MS
Diretor-Geral de Campo Grande 04/09 19h Sala A105 - Campus Campo Grande Rua Taquari, 831, Bairro Santo Antônio - Campo Grande/MS
Diretor-Geral de Corumbá 04/09 19h Auditório do Campus Corumbá Rua Pedro de Medeiros, 941, Bairro Popular Velha – Corumbá/MS
Diretor-Geral de Coxim 04/09 19h Auditório do Campus Coxim Rua Salime Tanure, S/N, Bairro Santa Tereza - Coxim/MS
Diretor-Geral de Dourados 04/09 19h Área de convivência do Campus Dourados Rua Filinto Müller, n° 1.790, Jardim Canaã I – Dourados/MS
Diretor-Geral de Jardim 04/09 19h30 Anfiteatro do Campus Jardim Rodovia BR 060, s/nº, saída para Bela Vista – Jardim/MS
Diretor-Geral de Naviraí 04/09 19h TV Mais Rua Jean Carlo N R da Silva, 455 - Centro - Naviraí/MS
Diretor-Geral de Nova Andradina 04/09 19h30 Câmara Municipal de Vereadores de Nova Andradina Rua São José, 664, Centro - Nova Andradina/MS
Diretor-Geral de Ponta Porã 04/09 13h30 Auditório do Campus Ponta Porã Rodovia BR-463, km 14, s/nº – Ponta Porã/MS
Diretor-Geral de Três Lagoas 04/09 19h Auditório do Campus Três Lagoas Rua Ângelo Melão, 790, Jardim das Paineiras - Três Lagoas/MS

* Não será aberto ao público em virtude de limitação de espaço, mas terá transmissão ao vivo pelo Canal do IFMS no YouTube.