Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Divulgadas listas de eleitores aptos a votar

Eleições IFMS 2023

Divulgadas listas de eleitores aptos a votar

Eleitores podem recorrer das listas até quinta-feira, 24. Eleição-teste será realizada entre os dias 23 e 25. Saiba como participar!
por Vinicius Vieira publicado: 22/08/2023 15h32 última modificação: 22/08/2023 15h32

Estão publicadas as listas de servidores e estudantes aptos a votar no processo eleitoral aos cargos de reitor e diretor-geral dos campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). As listas estão disponibilizadas na seção Normas e Documentos da página Eleições IFMS 2023, separadas por unidade.

Poderão votar todos os servidores do quadro de pessoal ativo permanente da instituição e estudantes do IFMS matriculados nos cursos técnicos, graduação e pós-graduação, presencial ou a distância.

Servidores e estudantes que possuem mais de um vínculo com o IFMS, como por exemplo o servidor que é aluno do Mestrado Profissional, podem manifestar, nesta quarta e quinta-feira, 23 e 24 de agosto, em qual segmento querem votar, caso discordem da relação publicada

Os pedidos de recurso devem ser feitos via e-mail () para a Comissão Eleitoral Central, com o preenchimento dos anexos VII ou IX do Regulamento Eleitoral, dependendo do caso.

De acordo com o cronograma do processo eleitoral, a homologação do resultado final referente às listas de eleitores está prevista para o dia 28 de agosto.

Eleição-teste – Esta será a primeira eleição em que o IFMS utilizará um sistema on-line de votação, o que irá permitir a estudantes e servidores votarem de qualquer lugar do país. O sistema utilizado será o Helios Voting.

Para realizar o teste de carga do sistema e familiarizar a comunidade acadêmica com a interface e os mecanismos de aceso ao Helios, a Comissão Eleitoral Central e a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação do IFMS irão realizar, entre quarta e sexta-feira, 23 e 25, uma eleição-teste.

As informações sobre o acesso ao Helios estão disponíveis no Manual do Eleitor e também na página dedicada ao sistema.

>>> Todas as informações sobre o processo eleitoral estão disponíveis na página Eleições IFMS 2023.

Campanha - Os candidatos ao cargo de reitor e diretor-geral dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas estão em campanha eleitoral desde o dia 15.

Os planos de gestão dos candidatos e as agendas de campanha estão disponíveis na página Eleições IFMS 2023.

A campanha segue até 5 de setembro, véspera das eleições. Até essa data, é livre a divulgação dos nomes dos candidatos e de suas propostas nas unidades do IFMS, respeitado o funcionamento da instituição e o Código de Ética do Servidor Público.

As normas para a realização das campanhas constam no Regulamento Eleitoral e na Deliberação nº 005/2023, documento que traz ainda orientações sobre reuniões com estudantes e servidores e debates entre candidatos. A fiscalização é de responsabilidade das comissões locais e central.

A previsão é que os debates para diretor-geral e para reitor sejam realizados nos dias 4 e 5 de setembro, respectivamente.

Votação - Será realizada no dia 6 de setembro, quarta-feira, por meio de sistema on-line.

O voto dos servidores será dividido entre docentes e técnicos-administrativos. Será atribuído peso de um terço para a manifestação do corpo docente; um terço para servidores técnico-administrativos; e um terço para o corpo discente.

A previsão é de que o resultado seja divulgado até o dia 8 de setembro.

Eleições IFMS 2023 - Este será o terceiro processo de consulta à comunidade para escolha do cargo de reitor realizado pelo IFMS. O último ocorreu em 9 de outubro de 2019, quando foi eleita a atual reitora da instituição, Elaine Cassiano. Os diretores-gerais dos dez campi foram eleitos na mesma data.

O processo deste ano é conduzido pela Comissão Eleitoral Central, com apoio de Comissões Locais em cada unidade. A lista completa dos servidores e estudantes que formam as comissões está disponível na página Eleições IFMS 2023.