Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Campanha eleitoral tem início nesta terça-feira

Eleições IFMS 2023

Campanha eleitoral tem início nesta terça-feira

Prazo vai até dia 5 de setembro, véspera das eleições. Lista final de candidaturas homologadas foi publicada nessa segunda-feira, 14
por Vinicius Vieira publicado: 15/08/2023 07h32 última modificação: 15/08/2023 07h32

Tem início nesta terça-feira, 15, a campanha eleitoral dos candidatos aos cargos de reitor e diretor-geral do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O período segue até 5 de setembro, véspera das eleições.

Três candidatos concorrem ao cargo de reitor do IFMS e outros 21 ao cargo de diretor-geral nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

“Esperamos que a campanha seja limpa, respeitosa e propositiva. Estamos em uma instituição de educação, ciência e tecnologia e precisamos lembrar que, como educadores, nossas ações e atitudes muitas vezes ensinam mais que nossas palavras”, reflete Tania Brizueña, presidente da Comissão Eleitoral Central.

O resultado final das candidaturas homologadas foi publicado nessa segunda-feira, 14, por meio da Deliberação nº 006/2023.

>>> O plano de gestão de cada candidato está disponível no hotsite das Eleições IFMS 2023. No mesmo local também é possível consultar demais informações sobre eles, além de todas as regras que regem o processo eleitoral.

Campanha - É livre a divulgação dos nomes dos candidatos e de suas propostas nas unidades do IFMS, respeitado o funcionamento da instituição e o Código de Ética do Servidor Público.

Durante o período da campanha, os candidatos poderão:

• Fazer campanha individual em lanchonetes, pátios, corredores;
  • Realizar reuniões com os segmentos para divulgação do plano de gestão, devidamente acompanhadas pela Comissão Eleitoral Local;
  • Confeccionar broche (botton), panfletos, cartazes em folha tamanho A3, banners, bandeiras e faixas, respeitando as dimensões pré-determinadas;
  • Criar um vídeo de até 5 minutos para apresentação de suas propostas, que será publicado no hotsite das Eleições IFMS 2023;
  • Produzir cartazes com foto, apresentação, propostas e outras informações pertinentes, respeitando as dimensões pré-determinadas;
  • Utilizar perfis em redes sociais e e-mails pessoais;
  • Não é permitido o uso da logomarca do IFMS em materiais de campanha. Em todo material impresso deve constar o nome e CNPJ da gráfica em que o mesmo foi confeccionado.

As normas para a realização das campanhas constam no Regulamento Eleitoral e na Deliberação nº 005/2023, que apresenta além de orientações para campanha, procedimentos das reuniões e debates. A fiscalização é de responsabilidade das Comissões Eleitorais Locais e Central.

Votação - Será realizada no dia 6 de setembro, quarta-feira, por meio de sistema on-line.

Estão aptos a votar todos os servidores que compõem o quadro de pessoal ativo permanente da instituição e estudantes do IFMS matriculados nos cursos técnicos, graduação e pós-graduação, presencial ou a distância.

O voto dos servidores será dividido entre docentes e técnicos-administrativos. Será atribuído peso de um terço para a manifestação do corpo docente; um terço para servidores técnico-administrativos; e um terço para o corpo discente.

A previsão é de que o resultado seja divulgado até o dia 8 de setembro.

Eleições IFMS 2023 - Este será o terceiro processo de consulta à comunidade para escolha do cargo de reitor realizado pelo IFMS. O último ocorreu em 9 de outubro de 2019, quando foi eleita a atual reitora da instituição, Elaine Cassiano. Os diretores-gerais dos dez campi foram eleitos na mesma data.

O processo deste ano é conduzido pela Comissão Eleitoral Central, com apoio de Comissões Locais em cada unidade. A lista completa dos servidores e estudantes que formam as comissões está disponível na página das Eleições 2023.

Candidaturas homologadas

Cargo Candidatos Homologados