Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Técnicos registram maior participação em eleição-teste

Eleições IFMS 2023

Técnicos registram maior participação em eleição-teste

Simulação encerrada nesta sexta-feira, 25, teve participação de estudantes e servidores e foi considerada bem-sucedida por organizadores
por Vinicius Vieira publicado: 25/08/2023 16h28 última modificação: 25/08/2023 17h24

A Comissão Eleitoral Central divulgou nesta sexta-feira, 25, o resultado da eleição-teste do processo de consulta à comunidade aos cargos de reitor e diretor-geral de campus do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

A categoria com maior adesão à votação simulada foi a de técnicos-administrativos, com 46,4% de participação (270 de 581 aptos a votar). Em seguida, vieram os docentes, cuja participação atingiu 32,5%, com 188 dos 577 professores aptos a participar do pleito. Entre os estudantes, o percentual de adesão foi de 4,6% (520 de 11.295 aptos).

“A eleição-teste permitiu aos eleitores conhecer o Helios Voting e se familiarizar com o sistema. A participação da comunidade na votação simulada está dentro do registrado por outras instituições que realizaram ação semelhante. O teste amplia a nossa segurança para uma participação mais expressiva que esperamos na votação do dia 6”, avalia Tânia Brizueña, presidente da Comissão Eleitoral Central.

Para Carlitos Oliveira, diretor de Gestão de Tecnologia da Informação do IFMS e vice-presidente do Grupo de Trabalho Técnico, do ponto de vista técnico a eleição-teste foi bem-sucedida.

“Não tivemos intercorrência. Houve picos de acesso em alguns horários, sem oscilação ou falha do serviço. Não foi registrado qualquer incidente no sistema. Foi tudo muito tranquilo e podemos dizer que foi um sucesso”.

"A eleição-teste amplia a nossa segurança para uma participação mais expressiva que esperamos na votação do dia 6”, avalia Tânia Brizueña, presidente da Comissão Eleitoral Central.

Puderam participar da eleição-teste todos os servidores do quadro de pessoal ativo permanente da instituição e estudantes do IFMS matriculados nos cursos técnicos, graduação e pós-graduação, presencial ou a distância.

Teste – A eleição simulada foi realizada das 8 horas de quarta-feira, 23, até as 13 horas desta sexta-feira, 25, para que a comunidade pudesse se familiarizar com os mecanismos de acesso e a interface do sistema a ser utilizado, o Helios Voting.

Esta será a primeira eleição em que o IFMS irá utilizar um sistema on-line de votação, o que permitirá a estudantes e servidores votarem de qualquer lugar do país.

Desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, EUA, (MIT, na sigla em inglês), o Helios é um software livre, com criptografia, que garante privacidade e segurança aos eleitores, possibilitando inclusive o processo de auditoria pelo público.O sistema tem sido utilizado por universidades e institutos federais, como UFMS, USP, Unicamp, IFAM, IFSC, IFG.

Na eleição-teste, os participantes responderam a duas perguntas aleatórias, relacionadas a comida preferida e a rede social mais utilizada. A apuração foi feita levando-se em consideração a proporção de 1/3 dos votos para cada segmento. De acordo com o Art. 10 do Decreto 6.986/2009, a apuração leva em conta a proporção entre votos recebidos e o total de aptos a votar, e não apenas o total de votantes.

“Não tivemos intercorrência nem qualquer incidente no sistema. Foi tudo muito tranquilo e podemos dizer que foi um sucesso”, analisa Carlitos Oliveira, vice-presidente do Grupo de Trabalho Técnico.

A comida preferida da comunidade acadêmica é o churrasco, com 15,6%. Já a rede social favorita é o Instagram, com 10,9%. O mapa de apuração e a relação de votos em cada resposta, dividia por segmento, está disponível na Deliberação nº 030/2023 da Comissão Eleitoral Central.

Votação - Será realizada no dia 6 de setembro, quarta-feira, por meio de sistema on-line.

O voto dos servidores será dividido entre docentes e técnicos-administrativos. Será atribuído peso de um terço para a manifestação do corpo docente; um terço para servidores técnico-administrativos; e um terço para o corpo discente.

A previsão é de que o resultado seja divulgado até o dia 8 de setembro.

>>> Todas as informações sobre o processo eleitoral estão disponíveis na página Eleições IFMS 2023.

Campanha - Os candidatos ao cargo de reitor do IFMS e diretor-geral dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas estão em campanha eleitoral desde o dia 15.

Os planos de gestão dos candidatos e as agendas de campanha estão disponíveis no hotsite das Eleições IFMS 2023.

A campanha segue até 5 de setembro, véspera das eleições. Até essa data, é livre a divulgação dos nomes dos candidatos e de suas propostas nas unidades do IFMS, respeitado o funcionamento da instituição e o Código de Ética do Servidor Público.

As normas para a realização das campanhas constam no Regulamento Eleitoral e na Deliberação nº 005/2023, documento que traz ainda orientações sobre reuniões com estudantes e servidores e debates entre candidatos. A fiscalização é de responsabilidade das comissões locais e central.

A previsão é que os debates para diretor-geral e para reitor sejam realizados nos dias 4 e 5 de setembro, respectivamente.

Eleições IFMS 2023 - Este será o terceiro processo de consulta à comunidade para escolha do cargo de reitor realizado pelo IFMS. O último ocorreu em 9 de outubro de 2019, quando foi eleita a atual reitora da instituição, Elaine Cassiano. Os diretores-gerais dos dez campi foram eleitos na mesma data.