Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > IFMS cria canal on-line para denúncias de violência escolar

PaciFIque IFMS + Seguro

IFMS cria canal on-line para denúncias de violência escolar

Formulário está disponível on-line. Conheça outras medidas adotadas pela instituição para reforçar a segurança
por Juliana Aragão publicado: 14/04/2023 12h28 última modificação: 14/04/2023 15h41

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) disponibilizou nesta sexta-feira, 14, um formulário on-line para o recebimento de denúncias de violência escolar. O canal é exclusivo para esse tipo de comunicação e foi criado após o registro de ameaças de ataques a campi da instituição.

O formulário on-line está disponível na página PaciFIque IFMS + Seguro, espaço virtual criado para divulgação de conteúdos que buscam promover a cultura da paz nas unidades do Instituto Federal.

O denunciante pode se identificar ou não. São campos obrigatórios de preenchimento a unidade do IFMS que está sendo ameaçada - um dos dez campi ou reitoria - e a descrição detalhada da ameaça. Arquivos de prints, fotos, vídeos, áudios e demais documentos que possam comprovar a veracidade do fato podem ser anexados no formulário on-line. 

No caso dos campi, a denúncia será encaminhada diretamente para o e-mail da Direção-Geral da unidade. Caso a denúncia seja direcionada à Reitoria, a informação será enviada à Diretoria de Serviços Gerais (Direg).

Outros tipos de denúncias e manifestações, como reclamações, solicitações de providências​, sugestões e elogios, devem ser encaminhados à Ouvidoria do IFMS.

Instrução Normativa - A criação do canal para denúncias está prevista na Instrução Normativa nº 01/2023, da Diretoria de Serviços Gerais, publicada nesta sexta-feira, 14. O documento estabelece protocolos de segurança em casos de ameaças de violência e atentados no âmbito do IFMS.

O anexo da IN traz um guia de orientações que estabelece quais procedimentos deverão ser adotados por estudantes, servidores e gestores em caso de ameaça ou atentado. São elas:

Estudante Servidor Gestor

1) Salvar as provas da ameaça (prints, fotos, vídeos, áudioes, entre outros);

2) Procurar o servidor mais próximo e relatar o ocorrido, por meio do protocolo de requerimento na Central de Seleção (Cerel) ou registrar no canal de denúncia específico para ameaça de ataques;

 3) Não divulgar nenhuma ação a respeito;

4) Registrar Boletim de Ocorrência, quando se tratar de crime previsto em lei.

1) Acolher o denunciante mantendo sigilo, discrição e segurança;

2) Recolher as provas da ameaça e buscar a Direção-Geral nos campi e a Diretoria de Serviços Gerais (Direg) na reitoria;

3) Formalizar a denúncia no documento Registro de Ocorrência, disponibilizado na Central de Relacionamento (Cerel);

4) Orientar os procedimentos aos denunciantes;

5) Encaminhar processo ao setor competente.

1) Verificar a denúncia recebida;

2) Acionar a Polícia Civil para a elaboração do Boletim de Ocorrência/Polícia Civil, conforme legislação atual;

3) Avaliar a necessidade do afastamento cautelar dos estudantes envolvidos;

4) Acionar os responsáveis pelos estudantes envolvidos;

5) Abrir Procedimento Disciplinar Discente.

Em caso de ataque armado, as orientações da IN são buscar a vigilância armada da unidade para contenção, acionar a Polícia Civil e afastar demais estudantes e servidores do local.

O documento estabelece ainda que deverá ser instituído um Grupo de Trabalho (GT) para elaboração e condução do processo da Política de Segurança Institucional do IFMS.

Medidas de segurança - Nos últimos dias, uma série de medidas foi adotada pela reitora do IFMS, Elaine Cassiano, para reforçar a segurança nas unidades da instituição.

"É fundamental que toda a sociedade se mobilize para, juntos, disseminarmos a paz nas escolas e afugentarmos de vez o medo e a insegurança”, ressalta a reitora Elaine Cassiano.

“Durante toda a semana, estive em contato direto com representantes da Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar para ficar ciente do cenário da violência escolar nos municípios onde o IFMS está presente, e também para reforçar o pedido de apoio dessas forças de segurança para a proteção das nossas unidades”, comentou Elaine.

Por meio de Ofício, foi solicitado à Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) reforço no patrulhamento e ronda escolar nas imediações dos dez campi da instituição, localizados nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Foi disponibilizado orçamento da reitoria para que os campi façam aditivos nos contratos de serviços de vigilância armada e desarmada, permitindo que seja instalado mais um posto de vigilância em cada unidade pelo período de, no mínimo, 15 dias, de forma a reforçar a segurança nas dependências do IFMS.

Para a reitora, apenas com o apoio de toda a sociedade as instituições de ensino conseguirão vencer o medo.

“Nós precisamos da ajuda dos pais e responsáveis dos nossos estudantes, para que fiquem vigilantes sobre o que esses jovens acessam na internet e compartilham nas redes sociais. É fundamental que toda a sociedade se mobilize para, juntos, disseminarmos a paz nas escolas e afugentarmos de vez o medo e a insegurança”, finaliza.

Segurança dos campi - Durante toda a semana, os diretores-gerais dos dez campi do IFMS participaram de reuniões com autoridades das polícias Civil e Militar locais para debater medidas de segurança nas escolas.

De forma geral, foram adotadas as seguintes medidas nos campi da instituição:

  • maior controle na entrada e saída de estudantes, com restrição dos horários de abertura e fechamento dos portões;
  • identificação obrigatória para visitantes;
  • cadastramento de veículos que estacionam no interior das unidades;
  • intensificação no monitoramento por câmeras;
  • realização de reuniões com pais, estudantes e servidores acerca do tema;
  • solicitações para que a Guarda Municipal e/ou a Polícia Militar reforcem as rondas no entorno dos prédios; e
  • reuniões com as empresas de vigilância contratadas para revisão e intensificação dos protocolos de segurança.

No Campus Campo Grande, o uso do uniforme por parte dos estudantes passa a ser obrigatório a partir de segunda-feira, 17. Em Aquidauana, Dourados e Ponta Porã será feito um trabalho de sensibilização para que os estudantes entrem nas unidades uniformizados.

Os campi Aquidauana, Corumbá, Coxim, Jardim e Ponta Porã reforçaram aos estudantes que o uso do crachá é obrigatório, de acordo com a Instrução de Serviço nº 003/2017, da Pró-Reitoria de Ensino (Proen).

Servidores do IFMS e visitantes também são obrigados a utilizar crachás nas dependências da instituição, segundo a Instrução de Serviço nº 001/2013, da Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep).

Histórico - O IFMS foi uma das muitas instituições de ensino brasileiras que recebeu supostas ameaças de ataque nas últimas semanas.

No dia 5, o a instituição emitiu uma nota de esclarecimento, assinada pela reitora Elaine Cassiano e pela diretora-geral do Campus Coxim, Angela Kwiatkowski, sobre informações a respeito do Boletim de Ocorrência (BO) registrado na Polícia Civil em virtude de uma suposta ameaça compartilhada por estudantes do campus em um grupo de WhatsApp.

A nota também elencou as medidas institucionais adotadas, como o afastamento preventivo dos estudantes envolvidos da rotina escolar, os quais que passaram a cumprir atividades letivas em Regime de Exercício Domiciliar.

No dia 6, também por meio de nota oficial, a o IFMS prestou solidariedade aos familiares e amigos das vítimas dos recentes ataques de violência em espaços escolares ocorridos em São Paulo e Santa Catarina.

Na segunda-feira, 10, foi a vez de o Campus Aquidauana prestar esclarecimentos sobre uma suposta ameaça de ataque.

Na mais recente nota, divulgada na terça-feira, 11, o IFMS repudiou a onda de ameaças a escolas registrada nos últimos dias, e reforçou que ambientes escolares são locais de paz e diálogo.

registrado em: ,