Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Votação para reitor e diretor-geral será na próxima quarta-feira

Eleições IFMS 2023

Votação para reitor e diretor-geral será na próxima quarta-feira

Na segunda e terça-feira, 4 e 5, estão previsto debates entre os candidatos. Sistema de votação estará aberto das 8h às 20h
por Vinicius Vieira publicado: 01/09/2023 10h25 última modificação: 05/09/2023 06h55

Na quarta-feira, 6, mais de 12 mil eleitores, entre estudantes, docentes e técnicos-administrativos, irão eleger, nas urnas, o reitor e os diretores-gerais dos dez campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) pelos próximos quatro anos.

Pela primeira vez, a votação será feita por meio de sistema on-line, o que permitirá à comunidade acadêmica votar de qualquer lugar, sem necessidade de presença física em uma unidade de votação.

O sistema utilizado será o Helios Voting, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, EUA, (MIT, na sigla em inglês), com criptografia que garante privacidade e segurança aos eleitores, e que possibilita inclusive o processo de auditoria pelo público.

A votação estará aberta entre 8h e 20h. Poderão votar todos os servidores do quadro de pessoal ativo permanente da instituição e estudantes do IFMS matriculados nos cursos técnicos, graduação e pós-graduação, presencial ou a distância. As listas de eleitores aptos a votar estão disponíveis na seção Normas e Documentos do hotsite das Eleições IFMS 2023.

Para votar, o eleitor deverá acessar o sistema e fazer login com a conta de e-mail institucional. Para servidores, o formato é o nome.sobrenome@ifms.edu.br, enquanto para estudantes, o modelo padrão é nome.sobrenome@estudante.ifms.edu.br.

Todas as informações sobre o sistema de votação estão disponíveis no hotsite das Eleições IFMS 2023.

Debates – Na segunda-feira, 4, está prevista a realização dos debates entre os candidatos ao cargo de diretor-geral dos campi. Os locais e horários estão disponíveis na Deliberação n° 52/2023. Conforme previsto em regulamento, a organização e condução do encontro são de responsabilidade das Comissões Eleitorais Locais.

Na terça-feira, 5, será a vez do debate entre os candidatos ao cargo de reitor. O encontro será realizado a partir das 14h30, no estúdio do Laboratório de Comunicação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande, com transmissão ao vivo no canal oficial do IFMS no YouTube.

As regras do debate estão disponíveis na Deliberação nº 54/2023.

Foram homologadas três candidaturas ao cargo de reitor e 21 para diretor-geral. Os nomes e planos de gestão de cada candidato estão disponíveis na página das Eleições 2023. Basta clicar nas fotos para ter acesso aos currículos e propostas de campanha de cada um.

A campanha segue até 5 de setembro, véspera das eleições. Até essa data, é livre a divulgação dos nomes dos candidatos e de suas propostas nas unidades do IFMS, respeitado o funcionamento da instituição e o Código de Ética do Servidor Público.

As normas para a realização das campanhas constam no Regulamento Eleitoral e na Deliberação nº 54/2023. A fiscalização é de responsabilidade das comissões locais e central.

Voto - É atribuído o peso de um terço para o voto dos docentes, um terço para técnico-administrativos e um terço para estudantes, em relação ao total de eleitores aptos a votar em cada segmento.

A apuração terá início ainda na quarta-feira, 6. A divulgação dos eleitos está prevista para ser oficializada até o dia 8.

Será considerado eleito o candidato que tenha obtido maior percentual de votação, considerando-se o peso da participação de cada segmento representado, em relação ao total de votos efetivados.

Dúvidas e solicitação de informações devem ser enviadas ao e-mail consulta.central@ifms.edu.br

Eleições IFMS 2023 - Este será o terceiro processo de consulta à comunidade para escolha do cargo de reitor realizado pelo IFMS. O último ocorreu em 9 de outubro de 2019, quando foi eleita a atual reitora da instituição, Elaine Cassiano. Os diretores-gerais dos dez campi foram eleitos na mesma data.

O processo deste ano é conduzido pela Comissão Eleitoral Central, com apoio de Comissões Locais em cada unidade. A lista completa dos servidores e estudantes que formam as comissões está disponível na página Eleições IFMS 2023.