Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois campi comemoram 10 anos do IFMS nesta semana

IFMS 10 anos

Dois campi comemoram 10 anos do IFMS nesta semana

Na noite desta segunda-feira, 1º, a celebração pela primeira década de funcionamento é em Ponta Porã. Em Coxim, o evento será realizado na quinta-feira, 4.
por Juliana Aragão publicado: 01/04/2019 17h47 última modificação: 12/04/2019 10h58

Criado em 29 de dezembro de 2008, data de publicação da lei que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil, o Instituto Federal de Mato Grosso Sul (IFMS) terá os primeiros 10 anos de funcionamento celebrado em dois municípios nesta semana.

Em Ponta Porã, o evento comemorativo é realizado nesta segunda-feira, 1º, a partir das 19 horas, no auditório do campus, na Rodovia BR-463, km 14, s/nº.

No município de Coxim, a primeira década de funcionamento do IFMS será celebrada na quinta-feira, 4, a partir das 15 horas, na biblioteca do campus, que fica na Rua Salime Tanure, s/nº, Bairro Santa Tereza.

As programações de ambos os eventos preveem homenagens a ex-estudantes, a servidores docentes e técnico-administrativos e a gestores que atuaram na implantação dos campi, além da inauguração das galerias de ex-diretores e apresentações culturais.

Histórico - O IFMS iniciou as atividades no município de Ponta Porã em 2010, com a oferta de cursos técnicos a distância em um espaço cedido pela Prefeitura Municipal.

No ano seguinte, a instituição começou a funcionar em sede provisória com a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio. No segundo semestre, foi aberta a primeira turma de graduação e ampliada a oferta de cursos técnicos a distância em municípios da área de abrangência.

A mudança para a sede definitiva, em uma área com 25 hectares de área, ocorreu em 2013. Nos últimos anos, houve ampliação da oferta de cursos técnicos e graduação, e foi iniciada a primeira turma de pós-graduação. Atualmente, a unidade atende a mais de 1,1 mil estudantes em diversos níveis de ensino.

Em Coxim, as atividades de ensino e administrativas também tiveram início no ano de 2010, com a oferta de cursos técnicos a distância em uma escola estadual.

As primeiras turmas de cursos técnicos integrados ao ensino médio e da graduação foram abertas em 2011. Os anos seguintes foram marcados pela ampliação da oferta de cursos a distância e de qualificação profissional, além da implantação de uma pós-graduação lato sensu.

A sede definitiva do IFMS em Coxim foi inaugurada em 2014, ano em que foi ampliada a oferta de cursos superiores e técnicos subsequentes. A unidade, atualmente, conta com cerca de 780 estudantes em diversos níveis de ensino.

Destaques - Em Ponta Porã, o IFMS se destaca, entre outras áreas, na Robótica. No ano de 2016, a equipe Cetro Hal - formada por quatro estudantes dos curso técnico em Informática da unidade - fez a instituição ser pentacampeã estadual na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

Os egressos do IFMS em Ponta Porã também se sobressaem. No ano passado, a técnica em Informática formada pelo campus, Juliana Arevalos Bordão, foi aceita em duas universidades norte-americanas: Bates College (Maine) e Dartmouth College (New Hampshire), onde estuda há cerca de sete meses.

Com cursos do eixo tecnológico Recursos Naturais, o Campus Ponta Porã também tem se destacado com pesquisas na área da agricultura. Só em 2018, a estudante Diana Liz Rolão conquistou quatro prêmios em eventos científicos com a criação de um dispositivo que indica melhor ponto para colheita de hortaliças.

Um dos destaques do IFMS em Coxim é o desenvolvimento de pesquisas na área de Alimentos. Na edição 2019 da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada mês passado, na capital paulista, foram apresentados dois trabalhos que estudam o potencial de alimentos.

Em 2017, um estudante de Coxim apresentou o primeiro trabalho de conclusão de curso em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) da instituição. João Paulo Francisco de Azevedo, que cursou o técnico integrado em Informática, desenvolveu um vocabulário para pessoas surdas.

O Campus Coxim também se destaca nas artes. No ano passado, o Grupo Teatral do IFMS conquistou os prêmios de melhor peça, melhor texto e melhor ator na 8ª edição do Festival Estudantil de Trânsito (Fetran) – etapa Taquari.

10 anos do IFMS - A celebração dos 10 anos do IFMS nos campi teve início em fevereiro, nos municípios de Aquidauana, Corumbá e Jardim. No dia 25 de março, a comemoração foi em Naviraí. A previsão é que as demais unidades do Instituto Federal promovam eventos semelhantes até abril.

Em dezembro do ano passado, o evento 'IFMS, transformando vidas', realizado em Campo Grande, celebrou a primeira década de funcionamento da instituição em Mato Grosso do Sul.

No final do ano, uma campanha disponibilizada no site do IFMS reuniu fatos, imagens e documentos históricos, além de depoimentos de pessoas que tiveram as vidas transformadas pela instituição.

Em 2018, os Institutos Federais utilizaram um selo comemorativo criado pelo IFMS para divulgar as comemorações dos 10 anos de criação das instituições.