Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Edificações e Informática são as opções do IFMS em Jardim

Exame de Seleção 2020

Edificações e Informática são as opções do IFMS em Jardim

Cursos técnicos preparam o estudante tanto para o ensino superior quanto para o mundo do trabalho. Inscrições podem ser feitas até 6 de novembro.
por Cleyton Lutz publicado: 08/10/2019 11h34 última modificação: 10/10/2019 10h13

No município de Jardim, os estudantes que já concluíram ou estão prestes a terminar o ensino fundamental têm duas opções de cursos técnicos no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS): Edificações e Informática. 

Os cursos são ofertados de forma integrada, permitindo que o aluno faça as disciplinas básicas do ensino médio enquanto cursa a formação técnica na área escolhida. Com o certificado de conclusão, o estudante pode tanto ingressar no ensino superior quanto no mundo do trabalho. 

Para estudar no IFMS a partir do primeiro semestre do ano que vem, é necessário ser aprovado no Exame de Seleção 2020.

Para Jardim, são ofertadas 80 vagas, sendo 40 para cada curso. Ambos têm duração de três anos e são presenciais, com aulas no período matutino, sendo que poderá haver atividades à tarde para o cumprimento da carga horária total.

As inscrições no Exame de Seleção 2020 vão até 6 de novembro e podem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS, onde está publicado o edital com as regras do do processo seletivo. 

Para fazer a inscrição, é necessário informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do estudante. Alunos de escola pública podem pedir a isenção da taxa, que custa R$ 25,00, até quinta-feira, 10.  

Edificações – O curso, que faz parte do eixo tecnológico Infraestrutura, é uma boa pedida para aqueles que se dão bem nas disciplinas da área de Ciências Exatas.

Nas aulas, além de cursar as disciplinas básicas do ensino médio como Português, Matemática, História, Geografia e Biologia, o estudante aprende a elaborar e executar projetos e orçamentos de obras, desenvolver pesquisas tecnológicas na área e coordenar serviços de manutenção de equipamentos e instalações em edificações. Na formação técnica, o estudante tem disciplinas como Desenho Arquitetônico, Tecnologia de Construção e Materiais de Construção. 

Aqueles que optarem por ingressar no mundo do trabalho após o curso podem atuar em empresas de construção civil, escritórios de projetos, canteiros de obras, laboratórios de pesquisa ou ser um profissional autônomo. 

“As disciplinas que mais gostei foram as técnicas, com aulas práticas muito legais. Nunca imaginei um ensino médio assim”, comenta a estudante Diara Abbott, de Edificações.

Diara Abbott, 17, aluna do 6º semestre de Edificações, ressalta que o IFMS expande os horizontes e muda a forma como os estudantes enxergam o ensino médio. “As disciplinas que mais gostei foram as da parte técnica, com aulas práticas muito legais. Nunca imaginei um ensino médio assim, achei que seria como nas outras escolas”, comenta.

Além das aulas, Diara também destaca as experiências que teve no IFMS, participando de eventos como a Feira de Ciência e Tecnologia da Região Sudoeste (Fecioeste), do Festival de Arte e Cultura e da Semana de Ciência e Tecnologia. “Foi diferente, apresentamos trabalhos e participamos de minicursos. São atividades importantes, pois permitem incluir dentro da instituição a comunidade como um todo”. 

Saiba mais sobre o curso técnico em Edificações oferecido pelo IFMS.

Edificações

Diara (segunda estudante à esquerda), durante atividades do curso técnico integrado em Edificações - Foto: Arquivo Pessoal

Informática – É a outra opção de curso técnico integrado do IFMS em Jardim, nesse caso do eixo tecnológico Informação e Comunicação.

No curso, além das disciplinas básicas do ensino médio, o estudante aprende a desenvolver programas de computador seguindo as especificações da lógica e das linguagens de programação, por meio de disciplinas como Banco de Dados, Linguagem de Programação e Sistemas Operacionais, entre outras.

Ao final, o concluinte estará apto a instalar sistemas operacionais, aplicativos e periféricos, desenvolver aplicações com acesso à web e banco de dados, realizar a manutenção de computadores e instalar redes em locais de pequeno porte. 

O profissional da área pode trabalhar de forma autônoma em serviços e manutenção de informática, empresas de assistência técnica, além de instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem sistemas computacionais, especialmente envolvendo programação de computadores. 

“As feiras científicas foram uma das melhores coisas que me aconteceram no IFMS. Adquiri muito conhecimento”, ressalta Sara Loubet, de Informática. 

Para Sara Loubet, 16, do 6º semestre, o curso proporciona aos estudantes o contato com diversos assuntos relacionados à Informática. 

“As disciplinas que mais gostei foram Redes de Computadores e Desenvolvimento Web, a primeira porque tivemos muita experiência prática e a segunda porque aprendemos a fazer sites, o que tem bastante demanda. Por outro lado, jamais imaginei ver Linguagem de Programação, pois é uma matéria que requer muito raciocínio lógico”, destaca.

No curso, Sara teve o primeiro contato com o universo da pesquisa. Participou de eventos científicos, incluindo a 71ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada este ano na capital.“As feiras científicas foram algumas das melhores coisas que me aconteceram no IFMS. A interação com outros cursos e projetos fez com que eu adquirisse muito conhecimento. Conheci ótimas pessoas e obtive muito aprendizado”, ressalta. 

Conheça mais o curso técnico em Informática ofertado pelo Campus Jardim.

Informática

Sara cursa o 6º semestre do curso técnico integrado em Informática do Campus Jardim - Foto: Arquivo Pessoal

Exame de Seleção 2020 - O IFMS oferta, ao todo, 1.440 vagas em 11 diferentes opções de cursos nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. 

Há vagas para cursos técnicos integrados em Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia. 

A prova será aplicada no dia 24 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS tem campus. O exame será composto por 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Língua Portuguesa, 20 de Matemática e 10 de Conhecimentos Gerais. Saiba o que cai na prova.

Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência. 

A opção de beneficiário de ação afirmativa deverá ser informada no ato da inscrição. Os cotistas deverão comprovar a condição na matrícula, caso contrário perderão a vaga e serão reclassificados em lista de espera. 

A previsão é que o gabarito seja divulgado no dia seguinte a prova. O resultado preliminar está previsto para 16 de dezembro. As matrículas ocorrerão entre 14 e 17 de janeiro. Lembrando que é indispensável ao candidato ter concluído o ensino fundamental (9º ano) até a data da matrícula.

Confirma mais informações sobre o processo seletivo na página do Exame de Seleção 2020. Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail .

Vagas ofertadas no Exame de Seleção 2020 

Campus Curso Turno Vagas
Aquidauana Técnico em Edificações Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Técnico em Informática Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Campo Grande Técnico em Eletrotécnica Matutino¹ 40
Técnico em Informática Vespertino² 80
Técnico em Mecânica Matutino¹ 40
Corumbá Técnico em Informática Matutino¹ 40
Técnico em Metalurgia Vespertino² 40
Coxim Técnico em Alimentos Vespertino² 40
Técnico em Aquicultura Vespertino² 40
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Vespertino² 80
Dourados Técnico em Informática para Internet Matutino¹ 80
Vespertino² 80
Jardim Técnico em Edificações Matutino¹ 40
Técnico em Informática Matutino¹ 40
Naviraí Técnico em Informática para Internet Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Técnico em Agricultura Matutino ¹ 40
Vespertino ² 40
Nova Andradina Técnico em Agropecuária Matutino e Vespertino 80
Técnico em Informática Vespertino² 80
Ponta Porã Técnico em Agricultura Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Técnico em Informática Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Três Lagoas Técnico em Informática Matutino¹ 80
Técnico em Eletrotécnica Vespertino² 80

1 Aulas no período matutino, podendo ocorrer no vespertino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.
2 Aulas no período vespertino, podendo ocorrer no matutino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.