Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Primeira década do IFMS é comemorada em três municípios

IFMS 10 anos

Primeira década do IFMS é comemorada em três municípios

Eventos para celebrar os 10 anos da instituição são realizados nesta semana em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas.
por Juliana Aragão publicado: 12/04/2019 13h38 última modificação: 17/04/2019 08h32

Os 10 anos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) serão celebrados nos municípios de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas nesta semana. A instituição foi criada em 29 de dezembro de 2008, data em que foi publicada a Lei de criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no país.

Na segunda-feira, 15, a data será comemorada no auditório do Campus Três Lagoas, localizado na Rua Ângelo Melão, 790, Jardim das Paineiras, a partir das 19 horas.

A programação inclui o relato de uma estudante e dois egressos que se destacaram com o desenvolvimento de projetos de pesquisa, além de homenagens aos primeiros servidores da unidade e a representantes de empresas parceiras, apresentações culturais e a inauguração da 'Galeria de Ex-Diretores'.

O IFMS iniciou as atividades em Três Lagoas em 2011 com a oferta de cursos técnicos integrados, graduação e cursos profissionalizantes a distância. A mudança para a sede definitiva ocorreu em 2014 e, a partir de então, o campus ampliou a oferta de cursos técnicos e superiores, inclusive com a abertura de uma pós-graduação lato sensu.

Um dos destaques do campus na área da extensão é a realização da Semana da Consciência Negra. Promovido há oito anos, o evento oferece à comunidade palestras, minicursos, oficinas e apresentações artísticas sobre a temática, além do Concurso de Beleza Negra, que reúne estudantes do IFMS e de outras escolas da região.

Com a finalidade de popularizar a pesquisa aplicada, o Campus Três Lagoas promove mensalmente o Open Lab Day, ação em que o IF Maker - laboratório de inovação da unidade - é aberto à comunidade externa. Entre as atividades desenvolvidas está o curso de criação e impressão de artefatos 3D.

Atualmente, o IFMS em Três Lagoas atende a mais de 1,2 mil estudantes em diferentes níveis e modalidades de ensino. Mais informações sobre a unidade estão na página do campus

Campo Grande - Na capital, o evento em comemoração à primeira década de funcionamento do IFMS será realizado na terça-feira, 16, no campus (Rua Taquari, 831, Bairro Santo Antônio), a partir das 16 horas.

Aberto à comunidade, o evento terá a inauguração da 'Galeria de Ex-Diretores', homenagens aos primeiros gestores da unidade e parceiros, exibição de vídeos para homenagear estudantes e servidores, e apresentações culturais.

O IFMS iniciou as atividades em Campo Grande em 2010, com a oferta de cursos técnicos a distância. No ano seguinte, foram abertas as primeiras turmas de cursos técnicos integrados e graduação. A mudança para a sede definitiva ocorreu em 2017. No ano passado, a unidade passou a ofertar a primeira pós-graduação stricto sensu oferecida pela instituição.

Ações de sustentabilidade são alguns dos destaques do IFMS na capital. No final do ano passado, o campus inaugurou uma usina de energia fotovoltaica (solar). A expectativa é reduzir em até 20% o valor da conta de luz. Além disso, a estrutura permite que estudantes e professores façam pesquisas na área.

Em 2017, o Campus Campo Grande foi destaque por promover um evento regional de extensão. A unidade sediou a etapa Centro-Oeste dos Jogos dos Institutos Federais. Durante cinco dias, mais de 700 estudantes de cinco institutos federais disputaram 11 modalidades esportivas.

O Instituto Federal tem, atualmente, mais de 1,8 mil estudantes matriculados na capital. Mais informações sobre a unidade constam na página do Campus Campo Grande.

Dourados - Na quarta-feira, 17, a celebração pelos primeiros 10 anos do IFMS será realizada em Dourados, a partir das 19 horas, no auditório da Associação Comercial e Empresarial.

Além de apresentações culturais, o evento terá homenagens a estudantes, servidores e parceiros. Uma ex-aluna, da primeira turma de diplomados do curso técnico integrado, e uma das primeiras servidores da unidade estão entre os homenageados, além representantes de instituições de ensino e dos poderes executivo e legislativo municipal, e empresários da região.

O IFMS entrou em funcionamento em Dourados no ano de 2014 com a oferta de cursos de qualificação profissional e técnico subsequente. A mudança para a sede definitiva ocorreu em 2016, quando foi aberta a primeira turma do curso técnico integrado. No ano passado, a unidade passou a oferecer vagas na graduação e pós-graduação lato sensu.

Um dos destaques do campus é a oferta do curso superior de tecnologias em Jogos Digitais, o primeiro de Mato Grosso do Sul. Com duração de três anos e ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a graduação pretende fomentar o mercado de games no estado.

A unidade do IFMS em Dourados também se sobressai quando o assunto é pesquisa. Em 2017, estudantes construíram um foguete com garrafa pet e conquistaram o primeiro lugar na XIII Jornada de Foguetes, evento nacional com mais de 90 mil alunos de escolas públicas e particulares de todo o país inscritos.

Atualmente, a unidade tem mais de 900 estudantes matriculados. Na página do campus estão disponibilizadas mais informações.

10 anos do IFMS - A celebração da primeira década de funcionamento do Instituto Federal nos campi começou em fevereiro, nos municípios de Aquidauana, Corumbá e Jardim. Em março, a comemoração foi em Naviraí e, no início deste mês, a data foi celebrada em Coxim e Ponta Porã.

Em dezembro do ano passado, o evento 'IFMS, transformando vidas' foi realizado em Campo Grande.

Também no final do ano, uma campanha disponibilizada no site do IFMS reuniu fatos, imagens e documentos históricos, além de depoimentos de pessoas que tiveram as vidas transformadas pela instituição.

Em 2018, os Institutos Federais utilizaram um selo comemorativo criado pelo IFMS para divulgar as comemorações dos 10 anos de criação das instituições.