Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Eletrotécnica e Informática são as opções em Três Lagoas

Exame de Seleção 2020

Eletrotécnica e Informática são as opções em Três Lagoas

IFMS oferta 160 vagas nos cursos técnicos integrados para concluintes do ensino fundamental. As inscrições podem ser feitas até dia 6 de novembro
por Cleyton Lutz publicado: 01/11/2019 10h05 última modificação: 07/11/2019 12h00

Os estudantes de Três Lagoas e região que estão para concluir ou já terminaram o ensino fundamental e querem ingressar no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em 2020 podem escolher entre os cursos técnicos integrados em Eletrotécnica e Informática.

Os cursos são ofertados de forma articulada. O estudante tem as disciplinas básicas do ensino médio enquanto cursa a formação técnica na área escolhida. Ao final, pode tanto ingressar no ensino superior quanto no mundo do trabalho.

Para estudar no IFMS, é preciso ser aprovado no Exame de Seleção. Para 2020, são ofertadas 160 vagas, sendo 80 para cada curso. Ambos são presenciais e têm duração de três anos e meio. As aulas de Eletrotécnica são oferecidas à tarde. Já as atividades do curso técnico em Informática são realizadas pela manhã. 

As inscrições no Exame de Seleção 2020 devem ser feitas até quarta-feira da semana que vem, 6, na Página do Candidato da Central de Seleção, onde também está disponível o edital com todas as regras do processo seletivo.

No ato da inscrição, é preciso informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do estudante que concorre à vaga.  

Eletrotécnica – O curso está inserido no eixo tecnológico Controle e Processos Industriais.

Nas aulas, o aluno estuda o funcionamento do sistema de elétrico, de um simples eletrodoméstico e a uma complexa usina hidrelétrica. Aprende, por exemplo, a desenvolver projetos de instalações elétricas e sistemas de acionamentos elétricos e de automação industrial, aplicar medidas para o uso eficiente da energia e fontes energéticas alternativas. 

O curso abrange disciplinas técnicas como Eletricidade, Máquinas Elétricas e Instalações Elétricas, entre outras, além das disciplinas básicas do ensino médio, como Português, Matemática, História, Geografia e Biologia.

O técnico em Eletrotécnica pode atuar em empresas de geração, transmissão e distribuição de energia, laboratórios de controle de qualidade, calibração e manutenção, indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos, além de concessionárias e prestadores de serviços em telecomunicações. 

No IFMS, o conhecimento técnico é ofertado aos estudantes sem deixar de lado a formação humanística dos futuros profissionais e acadêmicos de graduação. 

“Quando ingressei no IFMS me encantei pelas disciplinas Instalações Elétricas, História e Sociologia. Parece que descobri um mundo novo”, relata a estudante do técnico em Eletrotécnica, Sara Gonçalves.

Quando questionada sobre as disciplinas preferidas, a estudante Sara Gonçalves, 17, aluna do 4º semestre de Eletrotécnica aponta: “Instalações Elétricas, História e Sociologia. Quando entrei para o IFMS me encantei, principalmente por essas matérias, parece que descobri um mundo novo”.

O que mais chamou a atenção de Sara foram os laboratórios utilizados para as aulas práticas e o método de ensino dos professores. A jovem também participa de projetos voltados à inclusão social. 

“Participei do projeto ‘Bordando Vidas’, que trabalhava com mulheres haitianas, ensinando português e crochê. Faço parte ainda do projeto ‘Malungos de Zumbi e Dandara’, onde buscamos a valorização e ressignificação da identidade negra nas escolas do município. Acredito que esses projetos têm me ajudado bastante”, relata. 

Conheça melhor o curso técnico integrado em Eletrotécnica oferecido pelo IFMS. 

Eletrotécnica
Sara (à direita) é aluna do 4º semestre do curso técnico integrado em Eletrotécnica - Foto: Arquivo Pessoal 

Informática – A outra opção em Três Lagoas é o curso técnico integrado em Informática, que se situa no eixo tecnológico Informação e Comunicação.

Nesse curso, o estudante aprende a desenvolver programas de computador seguindo a lógica e as linguagens de programação. Banco de Dados, Linguagem de Programação e Sistemas Operacionais são algumas das disciplinas específicas do curso, às quais se somam os conteúdos básicos do ensino médio.  

O técnico em Informática instala sistemas operacionais, aplicativos e periféricos, desenvolve aplicações com acesso à web e banco de dados, faz a manutenção de computadores, e instala redes em locais de pequeno porte.

“No IFMS, você encontra diversidade cultural e de pensamento. A convivência com tantas pessoas diferentes me fez ser uma pessoa melhor”, ressalta Nattan Santos, aluno do curso técnico em Informática.

Nattan Santos, 17, é aluno do 6º semestre. A disciplina técnica preferida é Desenvolvimento Web. “Porque aprendo a desenvolver sites, que estão em todos os lugares da internet. O IFMS é diferenciado, não somente pelos cursos ofertados, mas pela infraestrutura e a equipe que o compõe”. 

O estudante também destaca como a experiência de estudar no IFMS tem o ajudado a evoluir como como cidadão. 

“A vivência no IFMS me fez ser uma pessoa melhor. Aqui você encontra diversidade cultural e de pensamento. Sempre respeitei as pessoas diferentes de mim, mas nunca tinha entrado em contato com tantas ao mesmo tempo. Essa convivência com a diversidade com certeza me fez ser uma pessoa melhor”.  

Confira mais informações sobre o curso técnico integrado em Informática


Nattan participou da última edição da Feira de Ciência e Tecnologia de Três Lagoas (Fecitel) - Foto: Arquivo Pessoal

Exame de Seleção 2020 – O IFMS oferta 1.440 vagas em 11 diferentes opções de cursos nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. 

Há vagas para cursos técnicos integrados em Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.  

A prova será aplicada no dia 24 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS tem campus. Serão 50 questões de múltipla escolha (20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais). Saiba o que cai na prova.

Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.  

A opção de beneficiário de ação afirmativa deve ser informada no ato da inscrição. Os cotistas deverão comprovar a condição no ato da matrícula, caso contrário perderão a vaga e serão reclassificados em lista de espera.   

A previsão é que o gabarito seja divulgado no dia seguinte à prova. O resultado preliminar está previsto para 16 de dezembro e as matrículas deverão ser feitas entre 14 e 17 de janeiro. Lembrando que é indispensável o candidato ter concluído o ensino fundamental (9º ano) até a data da matrícula.   

Todas as informações sobre o processo seletivo e o acesso ao sistema de inscrições estão na página do Exame de Seleção 2020. Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail 

Vagas ofertadas no Exame de Seleção 2020

Campus Curso Turno Vagas
Aquidauana Técnico em Edificações Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Técnico em Informática Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Campo Grande Técnico em Eletrotécnica Matutino¹ 40
Técnico em Informática Vespertino² 80
Técnico em Mecânica Matutino¹ 40
Corumbá Técnico em Informática Matutino¹ 40
Técnico em Metalurgia Vespertino² 40
Coxim Técnico em Alimentos Vespertino² 40
Técnico em Aquicultura Vespertino² 40
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Vespertino² 80
Dourados Técnico em Informática para Internet Matutino¹ 80
Vespertino² 80
Jardim Técnico em Edificações Matutino¹ 40
Técnico em Informática Matutino¹ 40
Naviraí Técnico em Informática para Internet Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Técnico em Agricultura Matutino ¹ 40
Vespertino ² 40
Nova Andradina Técnico em Agropecuária Matutino e Vespertino 80
Técnico em Informática Vespertino² 80
Ponta Porã Técnico em Agricultura Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Técnico em Informática Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Três Lagoas Técnico em Informática Matutino¹ 80
Técnico em Eletrotécnica Vespertino² 80

1 Aulas no período matutino, podendo ocorrer no vespertino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.
2 Aulas no período vespertino, podendo ocorrer no matutino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.